Equinix investe US$ 113 milhões em novo data center em Amsterdã
O
novo site vai atender a demanda regional por colocation e acesso direto a provedores
de conteúdo, rede e cloud
A Equinix, (Nasdaq: EQIX), companhia global de interconexão
e data center, investirá US$ 113 milhões na construção da primeira fase de seu novo
data center International Business Exchange™ (IBX®)
em Amsterdã, no mesmo terreno em que se encontra o Science Park da organização.
O AM4 suportará a crescente demanda pela Plataforma Equinix na cidade, um dos
locais de maior densidade de rede do mundo.
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AM3, data center adjacente à construção do novo site |
A primeira fase do novo
site terá 1.555 racks e, quando todas as quatro fases de expansão estiverem
concluídas, a instalação representará um investimento total de US$ 189 milhões.
No total, serão 4.200 racks, divididos por um espaço de oito andares com área
útil total de mais de 11.500 m². A construção da primeira fase deve ser
concluída no segundo trimestre de 2017.
Há algum tempo,
Amsterdã tem sido um dos principais portões de entrada digital da Europa, já
que, ali, as empresas podem atingir 80% do continente em 50 milissegundos. Isso
torna o mercado ideal para as empresas situarem sua infraestrutura de TI a fim
de maximizar a performance. Com importantes sites já em operação em Amsterdã, a
Equinix soma esforços para atender à crescente demanda por cloud híbrida,
interconexão e conectividade para ecossistemas de negócios em diversos mercados
digitais e trocas de tráfego.
"Por ser um dos
mais importantes pontos de conexão no mundo, Amsterdã continua desempenhando um
papel significativo na facilitação de fluxos de dados que oferecem suporte à
economia digital”, afirma Eric Schwartz, Presidente da Equinix na região EMEA.
“Com a construção do AM4, a Equinix trará ao mercado mais uma oportunidade de
interconexão, ligando as empresas a seus clientes, colaboradores e parceiros e,
finalmente, acelerando a performance de negócios."
O AM4 será adjacente ao data center AM3 da Equinix,
que foi inaugurado em 2012 e ampliado no ano passado. O AM3 ganhou diversos
prêmios em inovação e sustentabilidade, graças ao uso de Armazenamento de
Energia Térmica em Aquíferos no solo, em vez de refrigeração mecânica, de modo
que o calor gerado pelos data centers pode ser utilizado para aquecer as
construções vizinhas. Essas e outras tecnologias sustentáveis presentes nos
data centers da Equinix em Amsterdã ajudam os clientes a fazer uma economia
significativa de energia e a reduzir a presença de CO2.
Com mais de 850
clientes e conexões com mais de 125 provedores de serviços de rede, os data
centers da Equinix na região representam uma das mais densas concentrações de
rede do mundo. Além disso, as instalações de colocation da Equinix em Amsterdã
têm proximidade com o Ponto de Troca de Tráfego de Amsterdã (AMS-IX) e o Ponto
de Troca de Tráfego Neutro (NL-ix) — duas das maiores trocas de tráfego do
mundo — que reúnem mais de 1.000 operadoras de Telecom, provedores de conteúdo
e serviços de hospedagem de todo o mundo.
A
alta conectividade faz com que o Science Park de Amsterdã seja um ponto de
acesso de cloud atraente na Europa. O complexo transmite cerca de 38% do
tráfego de dados holandeses e tornou-se a segunda maior rota de dados da
Holanda. Além disso, a cidade atende a uma alta concentração de empresas de
comércio eletrônico, publicidade, radiodifusão e jogos, e uma forte base de peering
e rede para facilitar a construção de uma rede de distribuição de conteúdo
confiável aos usuários finais. Esta é uma tendência crescente, uma vez que as
empresas começaram a perceber os benefícios de ter a infraestrutura de TI mais
próxima à borda e a priorizar a interconexão em sua arquitetura de TI.
Além
da construção de um novo data center, a Equinix anunciou esta semana a disponibilidade
de acesso direto ao Amazon Web Services (AWS) via Direct Connect em Amsterdã.
A solução permite que as empresas conectem sua infraestrutura diretamente ao
AWS, estabelecendo uma conexão privada para a nuvem que pode reduzir os custos,
aumentar o desempenho, e entregar uma experiência de rede mais consistente.
FONTE: E-COMMERCE NEWS