Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud
* Por Bill Young,
diretor de Serviços Profissionais da Equinix
Agora que as empresas adotam cada vez mais a
nuvem, os provedores de cloud estão se proliferando. Com tantas opções, pode
ser difícil descobrir qual o tipo de provedor deve ser escolhido.
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Bill Young, diretor de Serviços Profissionais da Equinix |
Assim que você entender a arquitetura de nuvem e
o tipo de serviço que melhor atende às suas necessidades, é preciso que seus
provedores de cloud respondam objetivamente algumas perguntas bem difíceis.
Para começar, aqui temos algumas delas:
1.
Onde meus dados ficarão
localizados?
Você precisa saber se seus dados estarão em um local seguro e entender
exatamente onde eles serão mantidos. As organizações regulamentadas também devem
saber se seus dados serão armazenados localmente, permanecendo onde foram
criados. Para equilibrar os riscos, você também pode deixar sua informação
armazenada com um provedor de nuvem que seja geograficamente remoto de seu data
center.
2.
Quanto custará para
colocar e remover dados da cloud? Isso pode ser algo complexo devido às
políticas de preços continuamente crescentes. Também podem existir custos menos
óbvios. Por exemplo, em alguns casos, mover dados para a cloud é algo
extremamente econômico, mas tentar removê-los de lá – para devolvê-los às suas
instalações ou movê-los para outra nuvem – pode ter alto custo.
3.
O provedor é um
revendedor ou tem equipamento próprio? Às vezes, os provedores de cloud contam com
outros fornecedores para prestar seus serviços. Eles hospedam os próprios
equipamentos ou os equipamentos são hospedados em outro lugar? Se forem
hospedados em outro lugar, é fundamental entender quem é o principal
responsável pelo tempo de inatividade, pelo atendimento e pelos acordos de
nível de serviço (SLAs) de suporte.
4.
Quais são as
especificações de seu data center? Converse detalhadamente com os provedores em
potencial sobre as redundâncias e medidas de segurança física e eletrônica que
eles possuem e verifique se eles têm seguro em caso de interrupção ou perda de
dados. Por incrível que pareça, estima-se que 95% dos provedores de cloud não
são segurados.
5.
Quanto de largura de
banda da rede é necessário para que a solução tenha um bom desempenho? A baixa largura de
banda e a alta latência podem interromper o desempenho da cloud. Informe-se
sobre a largura necessária por usuário e certifique-se de que suas
interconexões podem oferece-la de modo consistente e em todas as regiões
geográficas que seu negócio exige. Uma das melhores formas de garantir isso é
hospedando sua própria infraestrutura de TI com um provedor de colocation que
também hospede sua opção de serviços de cloud e forneça conexões diretas a
esses serviços.
6.
O provedor tem
“presença” em seu setor de negócios? Afinal, a nuvem não tem a ver apenas com
tecnologia. Ela está relacionada ao crescimento e enriquecimento dos negócios.
A cloud ajuda você a atingir suas metas de negócios caso seu provedor tenha
insights sobre seu setor e hospede um ecossistema de outras empresas como a sua
– com potencial para tornarem-se futuros parceiros e clientes.
7.
Qual é a melhor forma
de me preparar para integrar os serviços de cloud à minha infraestrutura de TI? Essa é a pergunta
fundamental. Peça para o seu provedor de cloud descrever todas as modificações
que você precisará fazer em suas aplicações, sua rede, seu armazenamento de
dados ou qualquer outro aspecto de sua infraestrutura de TI antes de
contratá-lo.
8.
O que pode dar errado
durante a instalação ou a migração? Uma resposta objetiva não só ajudará você a
saber o que deve procurar, mas também a determinar a honestidade, competência e
lições anteriores aprendidas do provedor.
FONTE: CANALTECH CORPORATE