Temos era para tudo, a interconexão é a bola da vez
* Por Eduardo Carvalho,
presidente da Equinix no Brasil
A Era da Computação começou em meados dos anos
80 dentro das empresas, com bases proprietárias de dados e informações manipuladas através de fitas ou disquetes. Dez
anos depois, as empresas perceberam que precisavam conectar-se para alcançar o
desenvolvimento – cresceram as redes de dados e os PCs passaram a ser adotados
em massa, não só dentro das empresas, mas também na casa das pessoas.
Com a internet, entramos na “Era da
Conectividade”, em que as redes passaram a transmitir dados em todo o mundo –
encurtamos as distâncias e começamos a falar sobre mobilidade, cloud computing
e mídias sociais. Hoje, vivemos em um tempo em que a necessidade de estar
sempre conectado já é uma realidade em nosso dia a dia. Para o Gartner, até o
final de 2016 haverá mais de 6 bilhões de objetos online por todo o mundo. Agora,
mais que conectados, o desafio é a interconexão entre dados pessoais e empresas.
Essa nova era vai transformar os mercados B2C e B2B, melhorando a experiência
do usuário em todos os âmbitos.
No B2C, a tendência da Internet de Tudo é a
bola da vez. Ela reúne todas as informações trocadas pelas coisas e adiciona
uma inteligência que integra dados, pessoas, processos e objetos. Isso gera uma
gama infinita de possibilidades de produtos e serviços, como a fabricação de
roupas que se adaptem à temperatura externa ou carrinhos de supermercado que
nos mostrem onde estão os produtos que precisamos comprar com base em nossa
lista. Tudo a partir da interconexão de dados.

A partir dessa conexão direta entre parceiros
e clientes, é possível desenvolver sistemas mais rápidos, eficientes e produtos
mais completos, aumentando a receita das empresas. Um estudo da Forrester¹
mostrou que a interconexão rende 300% de retorno de investimento, recuperação do
investimento em 4,2 meses e uma redução média de 42% na latência em um período
de 3 anos.
A revolução tecnológica iniciada nos anos 80 aposentou
modelos tradicionais, dando lugar a negócios digitais que, segundo o Gartner²,
ultrapassam a barreira tecnológica e combinam os mundos físico e virtual. Se essas empresas não compartilharem e se
reinventarem, podem ser as próximas a ficar paradas no tempo. E, para a
consultoria, a interconexão é o segredo para o sucesso, o ponto de integração –
ou a “cola” – entre físico e digital. Isso mostra que a era da interconexão já
chegou e veio para ficar.
¹
Fonte: “O impacto econômico
total da interligação das soluções de interconexão da Equinix”, um estudo conduzido
pela Forrester Consulting a pedido da Equinix.
FONTE: INOVA.JOR