Velocidade de interconexão terá crescimento exponencial até 2020

interconexão data center


Número chegará a 5 mil Tbps, com avanço anual de 45%


A exigência dos usuários por serviços digitais cada vez mais rápidos é um dos principais fatores que devem impulsionar a velocidade de interconexão nos próximos anos. Segundo o Índice Global de Interconexão, realizado pela Equinix, a velocidade deste tipo de serviço deverá crescer a uma taxa anual composta de 45% e alcançar 5 mil Tbps até 2020. O número supera a taxa de crescimento do Tráfego Global de IP, que é de 24%, e em volume (855 Tbps).
O que isso representa? Victor Arnaud, diretor de estratégia corporativa da Equinix para a América Latina, comenta que estudo é um importante passo para ter entendimento do quão essencial é a interconexão neste mundo digital. O executivo explica que a latência é um dos itens em maior evidência no mundo da conectividade e uma interconexão privada é preponderante para manter o nível de latência baixo.
“A interconexão é o elo entre um serviço on-line ao provedor, por exemplo. Pode ser um e-commerce conectado a uma provedora de cartão de crédito ou empresas conectadas a serviços de nuvem. Por meio do data center, as empresas conectam seus serviços”, comenta o executivo.
Arnaud lembra que, para um e-commerce, três segundos de latência no site pode ser o motivo para a desistência de uma compra. “Quando sua loja on-line está próxima da provedora de cartão de crédito, da operadora logística e de toda a cadeia, a experiência do usuário é melhor e mais rápida.”
Para o executivo, a infraestrutura atual de internet de hoje não conseguiria suportar todo esse boom. “A chave por trás disso é a interconexão”, opina.
Números gigantes
Wellington Lordelo, diretor de Vertical de Marketing da Equinix, traduz a importância deste tipo de serviço em números. Com 5000 Tbps de velocidade de interconexão, que é a previsão para 2020, é possível realizar, por exemplo, 1,9 bilhão de transações no PayPal, conectar 50 bilhões de dispositivos IoT, ou mandar 18,8 bilhões de anexos de e-mail.
Em uma hora seria possível escanear 1,1 bilhão de cérebros com ressonância magnética, analisar 620 milhões de sequências de DNA ou conectar 6,6 milhões de veículos autônomos.
Cenário Brasil e América Latina
Na América Latina, estima-se que a taxa composta de crescimento anual até 2020 seja de 62%, a maior comparada às demais regiões. Na região, o estudo abrangeu São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México e Buenos Aires.
Com essa taxa, a América Latina deve atingir 626 Tbps de capacidade instalada, alcançando 13% da velocidade de interconexão global. “O número é mais que a metade da velocidade de interconexão da Asia, que é uma região extremamente populosa”, lembra Lordelo.
Atualmente, no entanto, a região apresenta a menor velocidade de interconexão. Mas os avanços apresentados pela construção de melhor infraestrutura (data centers, cabos submarinos), e também pelas mudanças políticas que têm tornado a região mais favorável aos negócios.
“Do conteúdo que consumimos hoje na internet, mas de 70% vêm dos EUA. Com o conteúdo passando a ser local, mais grandes players vêm para cá e é o que estamos vendo acontecer. Com isso, a interconexão aumenta e o usuário vê melhorias na experiência”, completa Lordelo.
FONTE: IT FORUM 365

Postagens mais visitadas deste blog

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro

Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud

Bolsa Mexicana de Valores adota infraestrutura no data center da Equinix em Nova Iorque