Equinix adquire a Itconic
A compra, por cerca de 215 milhões de euros, sustenta a expansão da rede do operador de comunicações e centros de dados, para a Península Ibérica.
A Equinix empresa global de interconexão e centro de dados,
anunciou esta segunda-feira um acordo com o Grupo Carlyle para a compra da
Itconic fornecedor de serviços de centro de dados, conectividade e
infra-estrutura de cloud, em Espanha e Portugal. O negócio, por 215 milhões de
euros, em dinheiro, inclui os activos da CloudMas, subsidiária da Itconic,
dedicada ao suporte para adopção e no uso de serviços de cloud computing.
A
Itconic gerou cerca de 55,5 milhões de euros no segundo trimestre de 2017. O
acordo assinado a 8 de Setembro de 2017, prevê que a conclusão da fusão seja
efectiva durante o quarto trimestre de 2017.
O negócio depende da aprovação de reguladores. Envolve a incorporação de cinco datacenters situados em quatro áreas metropolitanas – duas localizadas em Madrid, uma em Barcelona, uma em Sevilha e uma em Lisboa –, na rede do operador.
Em perspectiva está a adição de aproximadamente 30 mil metros quadrados à oferta da operação Equinix International Business Exchange. Entre os activos a incorporar está também a equipa de profissionais de tecnologia, com competências em arquitecturas de cloud híbridas e estratégias de adopção e migração, da CloudMas.
À partida a Equinix passa a servir mais de 400 clientes na Península Ibérica, incluindo empresas como a L’Oreal, Vueling, Deloitte, BNP Paribas, Repsol, Real Madrid, Randstad, Carlson Wagonlit Travel, Aon e Bank of América. Além disso, atenderá mais de 100 empresas gestoras de redes e mais de 90 organizações de serviços de cloud e TI que funcionam através da Itconic, incluindo AWS, Microsoft Azure e Google Cloud.
“Com a nossa incorporação na plataforma global da Equinix, as empresas que operam na península ibérica terão finalmente acesso à maior rede de centros de dados interconectados do mundo e terão acesso aos seus mais de 180 centros, em 44 mercados diferentes. Acreditamos no poder da interconexão e esta aquisição reforça a nossa visão de como a tecnologia pode transformar a maneira como as empresas fazem negócios”, comenta Faustino Jiménez, CEO da Itconic.
Para a Equinix, o negócio oferece maior acesso no segmento de tráfego de dados entre a Europa, a América Latina e África, sustentado em novos sistemas de cabos submarinos, capazes de suportar a evolução dos serviços de cloud e online. Alguns dos cabos submarinos já conectados ao datacenter de Lisboa da Itconic são o ACE (Costa Africana para a Europa), WACS (Sistema de Cabos da África Ocidental), a Rede Tata Global. O cabo MainOne será conectado no futuro diz um comunicado da empresa. O centro de dados em Sevilha está conectado ao Canalink.
FONTE: COMPUTER WORLD