Laser Light e Equinix implantam a primeira rede de comunicações a laser do mundo

Juntas, as empresas passarão a oferecer soluções de Satélite Ótico como Serviço com capacidade de transmissão de 100Gbps

Equinix, companhia global de data center e interconexão, foi escolhida pela Laser Light Communications como provedora estratégica de interconexão para a Rede Híbrida Totalmente Ótica, ou “HALO” na sigla em inglês, a primeira rede híbrida ótica que utiliza exclusivamente tecnologia a laser. Como parte do acordo inicial, a Laser Light estabelecerá seu primeiro Ponto global de Presença (PoP) no data center DC11 da Equinix, em Washington, D.C., nos EUA.

Com a implantação no DC11, a Laser Light começará a instalação, experimentação e demonstração de suas comunicações a laser. Uma vez em operação, os satélites HALO passarão a oferecer Satélite Ótico como Serviço (OSaaS) – batizado de SpaceCable – para transportadoras, empresas e governos nas instalações da Equinix ao redor do mundo, fornecendo um sistema de comunicação totalmente ótico e sem interrupções, capaz de conectar quaisquer dois pontos do globo rápida e eficientemente, com links de serviço de 100Gbps.

"Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Laser Light como provedores de interconexão para essa tecnologia de ponta via satélite, que aumenta consideravelmente o acesso a muitas partes do mundo que hoje não são suficientemente atendidas por redes de fibra ou sem fio”, afirma Ihab Tarazi, diretor de tecnologia da Equinix. “Ao adicionar o 'SpaceCable' como uma oferta equivalente a cabos submarinos e terrestres, clientes Equinix que estejam à procura de soluções de baixa latência para alcançar mercados novos ou emergentes terão acesso a um conjunto completo de opções para transporte de dados."

A tecnologia de comunicação a laser baseada no espaço – conhecida como ótica no espaço livre – advém de mais de 20 anos de ciência civil, investimentos federais e implantações por entidades governamentais. Essa tecnologia está sendo comercializada pela primeira vez por companhias privadas, como a Laser Light. Inicialmente a solução estará no site da Equinix em Washington D.C., mas a ideia é aumentar os pontos de presença globalmente, incluindo instalações da Equinix no Reino Unido, Japão, Brasil, Austrália, Oriente Médio e Europa.

"A parceria com a Equinix permite à Laser Light se tornar uma operadora global verdadeiramente de primeira linha, com acesso a instalações e provedores locais em uma parceria completa. Além disso, a mistura de clientes Equinix, compostos por empresas, transportadoras globais e governos, permite à Laser Light estar presente no mercado de serviços de alto volume de dados nas regiões dos mercados-chave ao redor do globo”, conta Robert Brumley, CEO da Laser Light.  “Estamos animados em firmar essa parceria e utilizar a vasta experiência da Equinix como provedora global de instalações na criação de uma Rede Global Definida por Software."

A Equinix hospeda mais de 1.400 redes e mais de 2.500 serviços em nuvem e de TI na sua plataforma global, com mais de 145 data centers, dentro de 40 dos principais mercados nos cinco continentes. Isso a torna, naturalmente, um parceiro para a rede HALO da Laser Light. Esse rico ecossistema de clientes garantirá à Laser Light um mercado amplo de empresas que exigem serviços de transmissão de dados de baixa latência e alto volume em todas as partes do globo. 

A parceria com a Equinix permitirá à Laser Light acessar instalações globais, que ajudarão com suas necessidades de interconexão com infraestruturas de fibras terrestres e locais, necessárias para superar interferências atmosféricas e entregar sua solução de Satélite Ótico como Serviço.

FONTE: MR NEWS

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro