Equinix investe em cursos de capacitação para jovens do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro

A empresa escolheu a ONG Educap, para formar, em um ano, 210 jovens em cursos de informática e modelagem de aplicativos

A Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão, lança um projeto social de inclusão digital para jovens do Complexo do Alemão, que oferece cursos de capacitação voltados para a área de tecnologia. A iniciativa, totalmente subsidiada pela empresa, levará os cursos do Recode, ONG voltada ao empoderamento digital de jovens, para o Educap, organização de base comunitária criada e estabelecida na comunidade carioca. O projeto atenderá jovens entre 14 e 29 anos que não estudam nem estão no mercado de trabalho e o objetivo é formar 210 pessoas em um ano de atividade. 

“Sempre acreditamos no potencial dos jovens, estamos orgulhosos por conseguir dar uma oportunidade àqueles que não tiveram chance de estudar e se desenvolver. Conhecemos o trabalho do Educap na região e vimos uma chance de apoiar a transformação da comunidade investindo na capacitação daqueles que formarão o futuro”, conta Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil. 

As aulas serão ministradas na sede do Educap por professores capacitados pelo Recode – responsável, também, pela metodologia do programa. Serão dois cursos, que abrangerão pessoas com diferentes níveis de conhecimento em tecnologia: Introdução ao mundo digital, com aulas de Internet e suas possibilidades, Word, Excel e Power Point; e Modelagem de Aplicativos e Noções de Gestão de Projetos, que apresenta conceitos básicos de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos voltados para a resolução de problemas sociais.

“Segundo o IBGE 1 a cada 5 brasileiros entre 15 e 29 anos abandonaram as salas de aula e não têm emprego formal. Por meio da tecnologia, que já é a linguagem desse público, queremos que eles descubram o universo de novas possibilidades para realizar projetos e solucionar problemas de suas comunidades”, afirma Carla Branco, gerente de Programas do Recode. “Internet, computador e celular são ferramentas que podem abrir um leque de oportunidades de desenvolvimento para essa ampla parcela da população que está sem trabalhar e sem estudar.” 

O Educap foi fundado no Complexo do Alemão em 2008 e já teve diversas atividades de educação, esporte e saúde. A ONG possui salas de aula e uma biblioteca, mas a violência na região tem sido um obstáculo na manutenção dos trabalhos. “Nosso maior desafio é vencer essa violência e conseguir alcançar ainda mais os jovens da comunidade”, diz Lucia Cabral, presidente do Educap. “Ficamos muito felizes quando a Equinix nos procurou e acredito que, juntos, conseguiremos ultrapassar as dificuldades e investir no futuro profissional da região”, comemora.

A sede do Educap fica na Rua Canitar, s/n, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, RJ e as aulas tiveram início em outubro. As vagas por turma são limitadas, mas o curso será ministrado repetidas vezes durante o ano. Não há data limite para se inscrever – os jovens da região devem apenas se apresentar no Educap com seus documentos. 

Equinix Impact
O projeto faz parte do Equinix Impact, programa que apoia atividades sociais, principalmente voltadas à oportunidade digital. Além do investimento em organizações locais, a empresa incentiva seus colaboradores a participar de atividades voluntárias por meio da equiparação de doações. Se um funcionário doa R$ 100, por exemplo, a companhia faz uma doação com o mesmo valor em dólares. Além disso, se alguém contribui com trabalho voluntário, a empresa doa US$ 20 por hora de atividade para a instituição.


FONTE: OVER BR

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro