Ingresso Rápido melhora experiência do usuário com apoio da Equinix

Com a nova estrutura de TI, a capacidade de vendas simultâneas subiu de 500 ingressos por segundo para 6 mil ingressos por segundo

Especializada na distribuição de ingressos e gerenciamento de bilheterias online, a Ingresso Rápido melhorou a experiência de seus consumidores ao impulsionar a capacidade de vendas simultâneas em seu portal. Em junho de 2015, a companhia decidiu hospedar seu ambiente de TI nos data centers da Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão. Após a migração, o sistema da empresa, que antes suportava o comércio de 500 ingressos por segundo, passou a ter capacidade para 6 mil por segundo.

“Sempre que temos grandes eventos, nossas vendas crescem exponencialmente e em um curto período de tempo. Durante essas sazonalidades, não podemos permitir que nosso cliente passe por problemas de indisponibilidade e lentidão”, explica Helder Lopes, gerente de operações de TI da Ingresso Rápido. “Desde que fomos para a Equinix, não nos preocupamos mais com isso. Para o show do David Gilmore em setembro de 2015, por exemplo, aumentamos temporariamente nossa estrutura e conseguimos vender quase 40 mil ingressos sem dificuldades em nosso sistema”, comemora.
Ingresso Rápido conta com um ambiente híbrido hospedado no site da Equinix em Tamboré, SP. Ele é formado por hosting, cloud privada e conexão direta com a nuvem pública Microsoft Azure por meio do Express Route, solução fruto de uma parceria global entre Equinix e Microsoft. Antes de ir para a Equinix, a companhia se conectava ao provedor por meio da internet, o que gerava uma latência em torno de 50 ms. Com a ligação direta, esse número foi reduzido para 3ms.   

“Nosso portal e a estrutura de comércio de ingressos, ambos online, estão na nuvem pública e a conexão direta ao Azure nos garante mais velocidade de processamento de dados e estabilidade nas vendas, o que ajuda aumentar nossa capacidade de venda simultânea”, avalia Lopes. “Ao mesmo tempo, os processos internos mais críticos e confidenciais estão em hosting ou cloud privada. Tudo está perfeitamente integrado para garantir a melhor experiência interna e externamente. ”

De acordo com Rodrigo Guerrero, diretor de vendas da Equinix no Brasil, a conexão direta com provedores em nuvem garante também redução de custos com banda de internet. “Uma vez que não é preciso mais utilizar toda a capacidade da rede para se conectar a prestadores de serviços, as empresas podem reduzir o uso de banda larga ao mesmo tempo em que melhoram o desempenho de suas aplicações”, afirma. “Assim como a Ingresso Rápido, todos os nossos parceiros têm acesso a essa facilidade por meio do Equinix Cloud Exchange, primeiro ponto de conexão entre clientes e fornecedores de serviços em nuvem de todo o mundo”.

Ingresso Rápido conta, ainda, com um Gerente de Nível de Serviço, profissional responsável por entender as demandas do negócio da companhia, conduzindo atividades de planejamento, gestão proativa de incidentes e mudanças. “Este gerente garante a rapidez e flexibilidade que a Ingresso Rápido precisa, para que nós sempre possamos apoiar a companhia em tudo o que diz respeito à Tecnologia da Informação”, completa Guerrero.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro