Megatelecom aumenta volume de negócios no Brasil com o apoio da Equinix

A Equinix – empresa global de interconexão e data center – tem provido serviços para a Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações, há 6 anos, quando a operadora, ainda pequena, herdou um rack com a aquisição de uma empresa que já era cliente do IBX® SP1 (data center da Equinix localizado no centro de São Paulo). Durante os anos subsequentes, a Megatelecom consolidou presença em todos os sites da Equinix em São Paulo. Também aprimorou sua oferta ao agregar em seu ambiente outras soluções da companhia, como o Equinix Cloud Exchange™, Cross Connects e Link PAP.
Durante os últimos três anos, a Megatelecom cresceu em dez vezes seu volume de negócios e associa esse crescimento à possibilidade de conquistar novos clientes, especialmente internacionais, dentro da Plataforma Equinix. “Muitas empresas globais utilizam a Plataforma para vir para o Brasil, estabelecer-se e gerar novos negócios, o que nos dá a oportunidade de firmar parcerias com essas organizações”, afirma Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom Telecomunicações. “A Equinix estabeleceu-se em uma posição dominante no mercado de data center, agregou valor ao serviço e, hoje, prioriza a interconexão, oferecendo uma ótima experiência aos clientes, com uma visão futura de mercado, o que também é excelente para nós”.
Para Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, o caso é um importante exemplo do modelo de negócios adotado pela empresa. “Não somos vendedores de infraestrutura, pelo contrário, oferecemos um ecossistema que conecta oportunidades de negócios. Somos o maior data center com os mais variados clientes – provedores, telecom, e-commerce, etc. e esses relacionamentos representam grandes oportunidades para conectar soluções e entender o que funciona melhor para o mercado”, destaca.
Equinix Cloud Exchange™
A Megatelecom foi o primeiro cliente a integrar o IBX® SP3 (data center da Equinix em Santana de Parnaíba) e a utilizar a plataforma Equinix Cloud Exchange™ – um serviço que proporciona conexões seguras, privadas e virtuais para diferentes provedores globais de cloud, com provisionamento automatizado e orquestração de serviços.
O serviço foi inserido no portfólio da operadora como mais uma oferta para os seus clientes. Na prática, ao conquistar um cliente com soluções lan to lan e conectividade, a Megatelecom o integra à plataforma e o conecta ao Equinix Cloud Exchange™. Dessa forma, aumentou o faturamento e o portfólio de produtos da operadora.
Segundo a Megatelecom, com o Equinix Cloud Exchange™ a empresa conseguiu atingir um break even em menos de quatro meses. “Nossa expectativa hoje é um aumento de receita de 50% em 2018”, acrescenta Sedeh.
Conexões
Pela natureza das suas operações com a Equinix, a Megatelecom tem um número crescente de Cross Connects com um ecossistema dinâmico de parceiros de negócios, redes e operadoras. Um Cross Connect, conectividade entre dois clientes distintos via cabeamento físico no mesmo IBX®, garante alto desempenho, confiabilidade, redundância e baixa latência. “Hoje não existe forma de operar dentro da configuração demandada pelo mercado sem contar com essa estrutura. Cerca de 70% dos clientes da Megatelecom situados em São Paulo estão alocados na Equinix. Há também as operadoras internacionais que não têm presença no Brasil e precisam atender clientes localmente”, aponta Sedeh.
Cross business (Link PAP)
A Megatelecom se tornou, também, um importante fornecedor de link – uma solução para corporações que necessitam de garantia de velocidade e disponibilidade de conexão à web em São Paulo e um importante aliado da Equinix em demandas de estrutura na região metropolitana. O serviço de Link PAP oferece conexão física, privada e digital entre o ambiente de rede contratado e um ponto, designado pelo cliente, para a transmissão de dados.
Planos para o futuro
A Megatelecom tem crescido a cada trimestre de forma ininterrupta e, para os próximos anos, deseja manter o crescimento atual. “A internet no Brasil mantém um ritmo acelerado de expansão. As empresas fornecedoras de conteúdo via streaming estão vindo para ficar mais perto do mercado consumidor”, completa Sedeh.

FONTE: E-COMMERCE NEWS
RELACIONADOS: EEXPONEWS, BLOG DO PATRÍCIO NUNES, DATACENTER DYNAMICS, PROF. EDUARDO ARAÚJO, INFRAROI, BUSINESS LEADERS, IP NEWS, PONTO ISP, JORNAL DE HUMAITÁ 

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro