Transmissões via Streaming podem gerar a maior audiência da Copa do Mundo de todos os tempos


Interconexão é fundamental, já que torcedores de todos os cantos poderão assistir aos jogos por meio de transmissões on-line

*por Chuck Correll, Sr. Manager of Field Development da Equinix

Quase metade da população mundial assistiu a, pelo menos, parte dos jogos da última Copa do Mundo da FIFA, incluindo 1 bilhão de pessoas sintonizadas na partida final, tornando-a o evento esportivo mais assistido do mundo. Os números deste ano poderiam superar os resultados da edição anterior?

Algumas variáveis estão em jogo. Por exemplo, as equipes dos EUA e da Itália não se classificaram e isso pode prejudicar a quantidade de espectadores. Entretanto, o fato de a competição ser sediada pela Rússia pode impulsionar a audiência ao vivo na Ásia, que, em 2014, ficava meio-dia à frente do horário dos jogos no Brasil.

E, além disso, há o streaming.

Estima-se que, em 2014, 280 milhões de pessoas tenham assistido aos jogos on-line ou em um dispositivo móvel e o tráfego de vídeo em dispositivos móveis aumentou desde então. Não se trata apenas da capacidade de assistir em qualquer lugar, que os serviços de streaming fornecerão este ano, mas também de ter acesso a destaques personalizados e ângulos de câmera. Em suma, o público potencial é maior do que nunca, as opções de visualização são mais diversificadas do que nunca, e este pode ser o evento esportivo mais transmitido da história. Para que tudo dê certo, será fundamental o uso da interconexão.

Pessoas mais conectadas, opções aprimoradas

Os 280 milhões de pessoas que assistiram à última Copa por streaming representaram menos de 9% do público total de espectadores do evento, de 3,2 bilhões. Entretanto, há boas razões para acreditar que esse percentual avançará. Uma questão que pode fazer os números expandirem é que o acesso geral à Internet e aos dispositivos móveis aumentou, substancialmente, desde 2014. Considere:

  • No fim de 2014, cerca 3,08 bilhões de pessoas usavam a Internet, em todo o mundo. Esse número, no entanto, avançou mais de um terço, para 4,16 bilhões em 2018. (Internet World Stats) 
  • A penetração de smartphones subiu de 22% da população global, em 2014, para cerca de 35%, hoje. (Statista) 
  • O volume de tráfego de vídeo em Internet móvel aumentou mais de 8 vezes desde 2014. (Cisco) 
Somente na China, o número de telespectadores que assistirão à Copa do Mundo por streaming pode chegar a 1 bilhão, de acordo com estimativas da Youku, o serviço de streaming que detém direitos exclusivos de transmissão on-line do evento neste país.

Além disso, as ofertas digitais foram aprimoradas este ano, o que pode ampliar ainda mais o público de streaming. Entre os recursos de vídeo on-line que estarão disponíveis este ano:
  • Destaques personalizados pelo usuário, com imagens atuais e antigas 
    • A inteligência artificial está sendo usada para detectar traços, por exemplo, de tom emocional e localização nas imagens, para ajudar a relacionar os destaques
  • Visualizações da câmera logo acima do campo, para imagens em close dos movimentos, bem como sobre os gols, para mostrar as formações e os movimentos de todos os 22 jogadores. 
  • Canais para cada equipe que oferecem aos espectadores três ângulos de visualização e estatísticas ao vivo quando o time estiver jogando. 
A interconexão faz tudo funcionar

Esses avanços podem levar a Copa do Mundo deste ano a atrair um público recorde e oferecer a melhor experiência de visualização para aqueles que não podem assistir às partidas de dentro dos estádios, na Rússia. O streaming personalizado de alta qualidade, no entanto, não pode acontecer sem a interconexão – a troca de dados privada entre empresas.

Em um nível básico, a interconexão ajuda a garantir que os vídeos sejam, de fato, transmitidos por streaming sem falhas. Uma das principais características da interconexão é a conectividade direta, como entre as empresas de transmissão e as redes que suportam feeds, e isso é essencial para a velocidade e a baixa latência necessárias para garantir uma experiência de visualização tranquila.

A interconexão também é crucial para fornecer conteúdo personalizado, alimentado por inteligência artificial. A conectividade de “muitos-para-muitos” que a interconexão viabiliza pode unir as várias partes que colaboram para produzir o conteúdo personalizado (empresas de análise de dados, empresas de distribuição de conteúdo, clouds, etc). E a interconexão, por sua natureza, aproxima as contrapartes o máximo possível, em qualquer lugar do mundo. Isso é essencial para empresas que precisam alcançar um público global.

Já fizemos isso

A Equinix é especializada no fornecimento de interconexão. Nossa plataforma de interconexão global, a Plataforma Equinix®, abrange 52 mercados em cinco continentes e abriga uma série de ecossistemas em crescimento, incluindo as principais redes, clouds, empresas de análise e provedores de conteúdo. Os clientes de conteúdo e mídia digital podem construir sua digital edge junto aos maiores ecossistemas da indústria na Plataforma Equinix. Por meio dessa plataforma, os clientes podem dimensionar seus negócios digitais, encontrar novas oportunidades de crescimento e acompanhar o ritmo dos mercados, seguindo as melhores práticas da indústria, por meio de uma Arquitetura Orientada à Interconexão (IOA™).

A Equinix já acumula vasta experiência de trabalho com empresas de conteúdo na expansão de seus recursos e ofertas, de maneira semelhante ao que veremos na Copa do Mundo. Nossa parceria com a Discovery Communications, por exemplo, permitiu que a empresa migrasse para uma plataforma de entrega baseada em cloud, em que podem montar conteúdo personalizado para seus três bilhões de espectadores, em 220 países.

Também trabalhamos com a Independent Television News (ITN), com sede no Reino Unido, para permitir que eles produzam pacotes de destaques para dezenas de partidas de futebol em tempo quase real. Com a alocação de sua estrutura de TI na Equinix, a ITN pode, rapidamente, receber e armazenar imagens das partidas, acessá-las remotamente com suas equipes de edição e, em seguida, transmitir os pacotes de destaques para os veículos de transmissão. As redes e empresas de mídia com as quais a ITN precisa se conectar também estão dentro da Equinix para que a troca de dados seja a mais rápida e eficiente possível.

A interconexão é fundamental para empresas de conteúdo e mídia digital (CMD) e cada vez mais necessária, para além da Copa do Mundo deste ano. O Global Interconnection Index, publicado pela Equinix, prevê uma taxa de crescimento anual composta de 31% na capacidade de Velocidade de Interconexão entre as empresas de CMD, até 2020.

Confira o Digital Edge Playbook para Empresas de Conteúdo e Mídia Digital para saber mais sobre como as empresas do setor podem usar a interconexão para atender às exigências dos usuários de hoje.

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