Equinix fecha acordo com Omantel para a construção de um novo data center em Omã


Novo polo de interconexão dará suporte ao crescimento do tráfego de conteúdo no Oriente Médio e no Norte da África

A Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa global  de interconexão e data centers, e a Oman Telecommunications Company (Omantel) anunciaram hoje a criação de uma joint venture para prestar serviços de interconexão e de data center para os clientes no Oriente Médio. O acordo inclui a construção de um novo data center em Barka, perto de Muscat, capital de Omã. Esta joint venture estabelecerá o primeiro hub carrier-neutral de excelência no país, no qual operadoras, provedores de conteúdo e provedores de cloud poderão alocar sua infraestrutura de dados críticos.

Omã é um país estrategicamente posicionado entre a Europa, a Ásia e a África, e o novo data center International Business Exchange™ (IBX®) criará um polo regional de interconexão com baixíssimas latências entre esses mercados corporativos globais. Com base em um fluxo de demanda e requisitos, os clientes na região do Golfo Pérsico e em boa parte da região MENA (Oriente Médio e Norte da África) poderão também aproveitar o data center IBX DX1 da Equinix em Dubai que, com duplo acesso a provedores de conteúdo, permitindo que essas empresas, operadoras e provedores de conteúdo adquiram mais resiliência ao projetar suas infraestruturas de rede e de TI.

O novo data center IBX no Omã se beneficiará da conectividade com os sistemas estratégicos de cabos submarinos e com as estações de cabos submarinos (CLS, na sigla em inglês) que contornam as redes backhaul e chegam diretamente dentro da instalação. Ele também se beneficiará dos investimentos da Omantel nos múltiplos sistemas estratégicos de cabos submarinos em toda a região. Esta conectividade de proporcionará aos clientes uma significativa redução de custos e um aumento de performance e segurança.

"Estamos muito animados para trabalhar neste projeto com a Equinix e acelerar a experiência dos usuários com comunicações avançadas, conteúdos e a cloud. Hoje, a infraestrutura do data center é o coração da TIC global e permite que todos nós desfrutemos de aplicativos e de serviços em nuvem, que usamos todos os dias”, afirmou Talal Al Mamari, CEO da Omantel. “O novo data center IBX planejado em Omã representa um enorme passo para os mercados de TIC do Oriente Médio. Esse projeto permitirá que Equinix e Omantel reúnam seus ativos fortes e abram caminho para uma nova era das telecomunicações nos níveis global e local", completou.


Segundo os termos do acordo, tanto a Equinix quanto a Omantel financiarão o capital acionário da joint venture no valor de US$ 10 milhões, com cada empresa possuindo participação de 50%. Além disso, fundos adicionais serão gerados pelo financiamento da dívida assumida pela joint venture. O acordo de acionistas foi assinado em 20 de junho de 2018, e a joint venture foi fundada em 26 de junho de 2018.

"Vemos um grande potencial em Omã como mercado e, em particular, no suporte aos requisitos de CLS à medida que os cabos submarinos ganham impulso. Trata-se de atender à crescente demanda por interconexão, ou seja, troca de dados privados entre empresas”, afirmou Eric Schwartz, presidente da Equinix na região da EMEA. “Na era digital, as empresas precisam chegar a todos os lugares, interconectar todos e integrar tudo, e elas precisam fazê-lo na digital edge, ou seja, onde o comércio, os centros populacionais e os ecossistemas digitais se encontram. Nossa joint venture com a Omantel vai fazer exatamente isso", explica o executivo.

Destaques/fatos importantes

  • A Equinix operará este novo data center IBX, que contará com aproximadamente 5.700 metros quadrados de espaço de colocation e aproximadamente 750 racks. A construção ocorrerá em três fases; a primeira incluirá 250 racks, com expectativa de conclusão e inauguração no segundo trimestre de 2019.


  • De acordo com o recém-publicado censo global sobre instalação e previsão de construção de data centers para 2018-2022[1], a IDC observa uma clara tendência de movimento dos data centers internos para os data centers de provedores de serviço. Com mais de 200 data centers em todo o mundo, a Platform Equinix® permite que os clientes se interconectem facilmente em ecossistemas corporativos, visando uma máxima colaboração por meio das redes de fornecimento digital em 52 mercados globais. Além disso, os 30 mercados estratégicos da Equinix estão perto o suficiente aos litorais para dar apoio ao modelo CLS.


  • A Omantel é uma provedora global de comunicações com estações de cabo e conectividade para mais de 120 cidades. A empresa tem investimentos em mais de 20 sistemas de cabos submarinos e utiliza seis estações de cabos em Omã. Além disso, a Omantel é uma investidora no consórcio AAE-1, uma das maiores e mais modernas conexões de alta capacidade entre a Europa, a África e a Ásia. A Omantel também investiu em múltiplos cabeamentos regionais e internacionais, incluindo os sistemas Europe India Gateway (AIE), Bay of Bengal Gateway (BBG), Gulf to Africa (G2A) e o Silk Route Gateway-1 (SRG-1). Em virtude disso, a Omantel será capaz de oferecer uma latência redundante e exclusiva de 160ms entre Frankfurt e Cingapura, dois dos principais polos de capacidade acessíveis diretamente do novo data center IBX em Omã.

Recursos adicionais




[1] (IDC - Worldwide Datacenter Installation Census and Construction Forecast, 2018–2022, #US42582118, fevereiro de 2018)

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro