Equinix lança nova arquitetura de interconexão entre seus sites no Brasil

A plataforma Waveserver DCI da Ciena aumenta a conectividade e oferece até 100Gb por porta

A Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão, lançará em seu novo data center (SP3), em Santana de Parnaíba, uma nova arquitetura de interconexão. O Metro Connect ligará o IBX SP2, em Tamboré, ao SP3, em Santana de Parnaíba, e permitirá conexões de alta densidade e com menor custo de transmissão. O novo modelo é suportado pelo Waveserver, plataforma escalável de Interconexão de Data Centers (DCI, na sigla em inglês) da Ciena, com capacidade de até 400 Gb/s em sistema compacto de 1 Rack Unit – unidade de medida utilizada para contabilizar o espaço ocupado por um equipamento no rack.


“Nossos data centers no país são todos interconectados, mas este será o primeiro a suportar capacidades de até 100 Gb/s por porta”, explica Nelson Mendonça, diretor de Operações da companhia. “Nos modelos tradicionais, oferecemos interconexão com a cobrança baseada na capacidade. Agora, entre SP2 e SP3, temos todo o potencial da nova arquitetura à nossa disposição, o que nos permite desenvolver um novo modelo de contratação, melhorar a experiência do usuário e garantir uma conexão com mais capacidade para os clientes alocados nos nossos data centers”.

Essa é a primeira implantação comercial da plataforma de DCI da Ciena, empresa de tecnologia e estratégia de rede, na América Latina, e permitirá a oferta de portas de 10, 40 e 100 Gb/s no portfólio de interconexão da Equinix. O baixo custo da transmissão facilitará não apenas a expansão de clientes entre os data centers, mas também as conexões entre empresas alocadas em diferentes sites. Além disso, companhias hospedadas em SP3 poderão se conectar ao Equinix Cloud Exchange, hub para interconexão com a nuvem da companhia, sem custo de interconexão.

“Adicionalmente, o Waveserver da Ciena faz uso eficiente do espaço do data center, enquanto oferece novos modelos de flexibilidade com APIs abertas e alta programabilidade, que garantem ativação simples e rápida com monitoramento completo destes serviços”, explica Patricia Vello, presidente da Ciena no Brasil.     

A nova tecnologia permite que a Equini ofereça dois possíveis níveis de proteção: Protected e Redundant. A primeira permite conexão através de rotas completamente distintas com migração automática para um caminho secundário em caso de interrupção, requerendo apenas uma porta em cada extremidade do sistema. O Redundant também oferece rotas distintas, porém com duas portas em cada extremidade. Desta forma, caso um dos equipamentos falhe, existe uma segunda opção, garantindo assim, maior disponibilidade.

O serviço será disponibilizado no primeiro trimestre de 2017, com a inauguração do novo data center em Santana do Parnaíba. A longo prazo, a companhia pretende expandir essa arquitetura de rede para seus outros data centers no Brasil.

FONTE: E-COMMERCE NEWS

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro