Data Center da Equinix no Rio de Janeiro recebe selo Tier III Facilities

Com a nova certificação, a empresa passa a ter dois data centers Tier III Facilities em diferentes estados brasileiros

A segunda fase do data center IBX® da Equinix na Zona Norte do Rio de Janeiro acaba de receber a certificação Tier III Facilities. Inaugurada em 2015, a nova etapa foi concebida usando o modelo global da Equinix para a construção de data centers e foi atestada pelo atendimento de todos os pré-requisitos para manutenção concorrente – que nada mais é do que a execução de manutenções sem a necessidade de desligamento da carga do cliente. O site recebeu aportes de US$ 41 milhões desde sua inauguração em setembro de 2013 e já contava com o selo Tier III Design.

“O projeto de construção deste data center já tinha sido avaliado de acordo com as regras do Uptime Institute, processo que lhe concedeu o selo Tier III Design”, afirma Peter Preta, diretor de Infraestrutura da Equinix no Brasil. “Agora, a segunda fase também é Tier III Facilities, ou seja, nossas instalações foram, de fato, construídas de acordo com os conceitos de manutenção concorrente e garantem altos níveis de disponibilidade. Esse novo selo reafirma nossa cultura de investimentos em atualizações e certificações constantes de nossos data centers”, explica. 

Há cerca de um ano, o selo Design foi descontinuado pelo Uptime Institute nos Estados Unidos para evitar que os data centers tenham seus projetos executados sem considerar as diretrizes anteriormente aprovadas. De acordo com Peter, ter a certificação Tier III Facilities atesta a correta execução do projeto e da construção dos sites da Equinix, conforme o padrão global da companhia, independentemente da certificação Design. “Com esse selo, passamos a ter dois data centers Tier III Facilities em diferentes estados brasileiros – um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo”, acrescenta o executivo.

Os quatro sites da Equinix no Brasil, dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Tamboré, SP, seguem o modelo mínimo de redundância N+1. Todos os componentes de missão crítica hospedados contam, pelo menos, com um backup de energia ativado quando ocorre alguma interrupção. A média global de disponibilidade dos 105 data centers IBX da empresa é de 99,9999%.

Outras certificações

Os sites da Equinix no Brasil também estão de acordo com os padrões internacionais SSAE16 e ISAE3402, os quais avaliam a eficácia dos controles operacionais do data center, e ISO27001:2013, atesta as melhores práticas de mercado em segurança da informação. Os data centers também possuem qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2008.


A companhia é, ainda, atestada pelo SAP Infrastructure Operations Services, selo que garante performance para estruturas SAP, e pelo PCI-DSS 3.0, que valida a segurança dos dados de transações feitas por meio de cartões.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro