Primeiro do Atlântico Sul, cabo submarino de fibra óptica chega a Fortaleza

Um evento na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), marcou a chegada do cabo submarino de fibra óptica SACS ao Brasil, bem como a assinatura de um memorando de entendimentos entre Angola Cables e o Governo do Ceará para viabilizar a infraestrutura que ligará o data center da companhia na capital cearense ao complexo industrial do Pecém.

O South Altantic Cables System (SACS) percorreu 6,3 mil km pelo leito do Atlântico, partindo de Sangano, na costa angolana, até chegar à capital cearense. O equipamento foi “recebido” por autoridades e membros dos governos Estadual e Municipal do Ceará, bem como pelo representante do Ministério das Telecomunicações de Angola, o Secretário de Estado para Tecnologia da Informação, Manuel Homem, e pelo CEO da Angola Cables, António Nunes.

Construído pela japonesa NEC, o SACS é o primeiro cabo submarino a ser instalado no Atlântico Sul, ligando a África à América do Sul. Ele possui capacidade de comunicação de pelo menos 40Tb/s e sua chegada à Fortaleza significa a conclusão de mais uma etapa do projeto.

Nunes comenta que o SACS é mais que um projeto de infraestruturas submarinas de telecomunicações. Segundo ele, trata-se de uma ponte digital que liga o hemisfério Sul e que proporcionará para Brasil e Angola o surgimento de diversos negócios relacionados com a quarta industrialização. “O investimento realizado pela Angola Cables, com este cabo submarino e com as demais infraestruturas de telecomunicações que estamos trazendo ao país – Monet e Data Center de Fortaleza -, tem como objetivo potencializar a oportunidade de criação de valor para os mercados onde estão inseridos. A partir de agora, Brasil e Angola estarão a oferecer ao mundo uma rota alternativa de acesso aos Estados Unidos, um dos maiores produtores de todo o tipo de conteúdos globais, mas também à Ásia, uma das maiores regiões demográficas do planeta”, destaca o executivo.

Para o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o cabo é uma oportunidade de inserir o Estado na conexão digital, com competitividade de mercado à medida que se aproxima da África e Europa, sem depender do continente norte-americano. “Isso vai atrair grandes investimentos para Fortaleza e para o Estado. Por conta da nossa vocação e localização geográfica, seremos um grande centro de oportunidades para o cearense, que através das startups e dos softwares poderão fazer negócios com um novo mercado, africano, mas também se conectar com um mundo inteiro”, aposta.

Projeto

A instalação do SACS em alto mar levou cerca de dois meses e envolveu a participação de engenheiros, profissionais de TI e mergulhadores profissionais para que o cabo realmente fosse fixado com segurança em solo marítimo.

Com a etapa da chegada do SACS concluída a Angola Cables passará a cuidar do processo de aterramento do cabo, instalação na sua estação, localizada na Praia do Futuro, realização de uma série de testes e, por fim, sua conexão no data center de Fortaleza, que se encontra em fase adiantada de construção. A previsão para início das operações do SACS está mantida para o primeiro semestre desse ano. A interconexão da rede ficará a cargo da Equinix, em seu data center em São Paulo.


FONTE: NOTÍCIAS BRASIL


RELACIONADOS: COMPUTERWORLDNOTÍCIAS DO BRASIL

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro