Oferta de interconexão vira negócio


Alguns dos principais datacenters já descobriram que a interconexão pode agilizar aplicações em nuvem e gerar uma importante linha de negócios. A Equinix foi a pioneira no lançamento de uma oferta que liga diretamente empresas usuárias aos principais provedores de nuvem por meio do serviço Cloud Exchange. Trata-se de um equipamento que concentra conexões, no qual o cliente conecta seu ambiente e pode configurar conexões virtuais para as nuvens que desejar.

Segundo Victor Arnaud, diretor de estratégia corporativa para a América Latina da Equinix, o objetivo da oferta de interconexão é aproximar os clientes consumidores de serviços de nuvem (buy side) e os clientes fornecedores (sell side), como Amazon e Microsoft Azure, que já estão disponíveis comercialmente no Cloud Exchange. Mas a empresa está testando outros provedores globais.

"O que ofereço é uma fibra que permite a conexão segura, direta e dedicada à nuvem. O cliente pode contratar apenas a interconexão a uma nuvem, associada ou não a serviços de nuvem, e até interconexão a uma nuvem, associada ou não a serviços de nuvem, e até interconexão multicloud. O próximo passo, previsto para o quarto trimestre, será a possibilidade de acessar outros datacenters no mundo por meio do Equinix Cloud Exchange Fabric, com conexão privada e segura", anuncia Arnaud.

Segundo Eduardo Freitas, diretor de conectividade, mídia e IP da CenturyLink, que adquiriu a Level3, a empresa, como provedora de telecomunicações, está ligada a todos os principais provedores de cloud pública do mundo, como Amazon, Microsoft Azure, Google, Oracle e IBM. A CenturyLink cria conexões seguras para cada uma dessas clouds em mais de uma localidade, com diversos pontos de interconexão.

No Brasil, a empresa tem interconexão com Amazon, Microsoft, IBM, Google, e está implementando com a Oracle. A solução mais simples de interconexão liga um ponto concentrador do cliente à nuvem por meio de uma conexão direta. Isso evita que ele tenha de usar a internet, que, apesar da flexibilidade, demanda soluções de segurança adicionais e é mais difícil de oferecer performance.

"Esse serviço, Cloud Connect, suporta desde conexões de baixa banda, a partir de 10 Mbps, até links acima de 10 GBps", diz Freitas. Outra possibilidade é via redes MPLS, permitindo que vários pontos do cliente se conectem à rede MPLS da CenturyLink, sem que a empresa dependa apenas de um ponto central, aumentando segurança e disponibilidade.

"O cliente pode contratar serviços de mais de uma nuvem pública e isso é transparente para a nossa rede. Cada cloud entra como um ponto adicional da rede", diz Freitas. Ele explica que isso faz com que não apenas um usuário que esteja numa localidade possa se conectar a qualquer uma dessas clouds, como também permite que aplicações que estão numa nuvem conversem com aplicações de outra nuvem de forma simples. "Para o cliente, é como se tudo isso estivesse dentro da rede dele", acrescenta Freitas.

Já as operadoras de telecomunicações oferecem a conectividade tradicional, a exemplo da Embratel, que já tem conexões diretas de links dedicados a nuvens de provedores como Amazon e Microsoft Azure. Mas, de acordo com Fernando Navarro, diretor de operações e engenharia de soluções digitais da Embratel, a empresa deve lançar, no segundo trimestre, uma solução específica para interconexão de clientes e nuvens públicas. "Hoje já temos serviços de multicloud com parceiros, como Microsoft Azure e Amazon, e, no segundo trimestre, vamos lançar a oferta de interconexão", diz Navarro.

Alex Salgado, vice-presidente de B2B da Vivo, informa que a empresa oferece a solução Wan to Cloud com conectividade para seu próprio datacenter e sua nuvem pública ou para provedores de mercado, como Microsoft Azure, Amazon e Google Cloud. A oferta foi lançada há um ano como uma conexão mais segura pelo fato de conectar diretamente por meio de links dedicados que também oferecem melhor performance com menor latência.

"Temos conexões diretas com os pontos de troca de tráfego de todos os principais provedores de nuvens no Brasil. A conexão ocorre por meio de nosso backbone de altíssima performance, que atende os clientes em todo o território nacional. O perfil dos usuários é de empresas com alta demanda de tráfego. Os benefícios são segurança, baixa latência e alta performance", resume Salgado.



Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro