Equinix oferece Disaster Recovery as a Service no Brasil
A Cloud Protegida é a primeira solução
completa de DRaaS multi-site totalmente hospedada no Brasil
A Equinix, companhia de serviços de data center e
interconexão, anuncia o lançamento da Cloud Protegida, uma solução de Disaster
Recovery como serviço (DRaaS) para Cloud Corporativa. Disponível apenas no
Brasil, o novo produto elimina toda a complexidade
típica das estratégias tradicionais de DR, replicando o ambiente entre os data
centers de São Paulo e Rio de Janeiro direto na camada de virtualização. Essa é
a primeira solução de DRaaS hospedada no Brasil e replicada entre data centers
de diferentes estados do país.
Dados da Forrester¹, apontam que 67% dos CEOs consideram como alta
prioridade criar ou atualizar suas estratégias de Disaster Recovery. “Esta é
uma oportunidade de ajudarmos nossos clientes a criar uma estratégia robusta de
recuperação de desastres, pois oferecemos uma solução totalmente automatizada e
de fácil implantação”, explica Nelson Mendonça, Diretor de Operações da Equinix
no Brasil. “Estratégias de DR geralmente são muito complexas e têm alto custo –
principalmente quando é necessário duplicar os equipamentos em um site
secundário. A ideia é facilitar estes projetos com uma opção que não exige a
contratação de um segundo ambiente de replicação utilizando nossa
infraestrutura distribuída de Cloud”, completa.
O mercado brasileiro ainda é imaturo com relação às soluções de Disaster
Recovery e a Cloud Protegida da Equinix é uma iniciativa para mudar este
cenário. Oferecer a solução como serviço permite tornar os custos mais
atrativos para iniciar os projetos e, para tornar o processo ainda mais fácil,
as empresas conseguem manter o mesmo endereço IP independentemente do site que
o ambiente está operando. Os clientes que contratarem a Cloud Protegida também
podem decretar ou simular um desastre a qualquer momento por meio de um portal
de autosserviço totalmente automatizado. A replicação da Cloud Protegida acontece
de forma assíncrona a cada 15 minutos e o RTO (Recovery Time Objective) é de no
máximo 4 horas. Esses indicadores são um dos mais agressivos do mercado global.
¹ Forrester: The State Of Business Continuity
2015: Planning, Maintenance, And Exercises
FONTE: COMPUTERWORLD