Equinix faz implementação pioneira em data center no Brasil com NEC e Juniper Networks

A companhia global de serviços de data center e interconexão começa a operar sua nova unidade brasileira com infraestrutura Juniper totalmente automatizada, em projeto inédito com tecnologia EVPN/VXLan integrado pela NEC

Com a missão de implementar a estrutura de rede do seu maior data center na América Latina, o IBX SP3, a Equinix, companhia global de interconexão e data center, iniciou o projeto com a premissa de abstrair e automatizar o gerenciamento da base da infraestrutura de rede. Com capacidade superior à de seus quatro outros sites somados, SP3, localizado em Santana do Parnaíba (SP), é a primeira grande implementação no continente com a tecnologia EVPN/VXLan, que roda nos equipamentos das famílias de switches QFX e roteadores MX da Juniper, para oferta de serviços gerenciados da Equinix.

Para o projeto, a Equinix contratou a NEC, companhia japonesa de tecnologia, para realizar a integração, com apoio da área de professional services da Juniper, desenvolvedora das soluções. “A arquitetura deste data center foi desenhada olhando para o futuro, com uma expectativa de crescimento do volume de dados, interconexões e serviços que exigem uma nova abordagem. A NEC conta com uma equipe técnica experiente e atualizada”, explica Rodrigo Guerrero, diretor de vendas da Equinix no Brasil. A inovação agrega escalabilidade, agilidade e reduz custos, ao substituir manobras como recabeamento e configuração de switches por operações consolidadas em uma plataforma de automação desenvolvida pela Equinix, que coordena automaticamente a configuração da infraestrutura de conectividade (camada 2).

O processo de instalação e configuração começou em dezembro de 2016, sob a responsabilidade da equipe da NEC, integradora com experiência em projetos de grande porte no País. De acordo com Wagner Coppede, Diretor de Engenharia da NEC no Brasil, um dos maiores desafios neste contrato foi efetuar todo o processo, incluindo planejamento, implementação e testes finais, no prazo de aproximadamente cinco meses. “O fato de termos ampla expertise em trabalhos com as mesmas características desta implementação foi um fator decisivo para o sucesso do projeto”, afirma Coppede.

Além de hospedagem, serviços gerenciados e outras ofertas de data center, a Equinix se diferencia por sua “arquitetura orientada à interconexão”, que transforma infraestrutura tradicional de TI em um ambiente distribuído e interligado, com capacidade de integrar totalmente a infraestrutura física a nuvens, clientes e parceiros. Isso significa que as empresas presentes no data center podem fazer interconexões entre si para melhorar a latência, segurança e performance de seus serviços (como é o caso de varejistas que se conectam a operadoras de cartão, por exemplo), ou até mesmo interconectar sua infraestrutura a ambientes próprios em múltiplas nuvens.

Com a tecnologia EVPN/VXLan (virtual extensible LAN) , implementada nos equipamentos e com auxílio da plataforma de automação, os gestores de rede da Equinix podem fazer provisionamento automático (zero touch provisioning), segmentar conexões, ou configurar esquemas de resiliência, em um ambiente livre da complexidade e dos riscos de mexer nas camadas de infraestrutura de rede.

"Este projeto é pioneiro no uso da automação de serviços. A tecnologia da Juniper vai permitir a Equinix antecipar as demandas do seus clientes, oferecendo muito mais  desempenho, agilidade e eficiência nas cadeias de valor do mundo digital" afirma Marcos Garcia Villas Bôas, Country Manager da Juniper Networks no Brasil.

A Equinix, que possui data centers em 44 mercados pelo mundo, encontrou no Brasil uma demanda de grandes clientes, o que a levou a inaugurar mais uma unidade, a terceira no território paulista e quinta no país. Para atender às necessidades de seus clientes, o empreendimento conta com 20 mil m² e interconexão aos demais data centers da empresa no Brasil. Experiente na integração de projetos de grande porte no País, a NEC foi chamada para atuar como a integradora responsável por instalar e realizar toda configuração dos equipamentos Juniper Netwoks contratados, sendo estes os mais avançados entre os já utilizados no Brasil até o momento.

A Equinix expandiu, ainda, sua atuação nas Américas com a aquisição de 29 data centers da Verizon – incluindo mais um site em São Paulo, sexto no Brasil, e um em Bogotá, Colômbia. As novas unidades são pontos estratégicos de interconexão com os EUA e formam um hub estratégico para implantações de clientes da Equinix que atendem tanto a América do Norte quanto a América Latina.


Postagens mais visitadas deste blog

Temos era para tudo, a interconexão é a bola da vez

Equinix anuncia resultados do 3° trimestre de 2016

Equinix apoia renovação de TI da Suzano