Por que a interconexão na América Latina terá o crescimento mais rápido do mundo?

Por Wellington Lordelo, da Equinix Brasil

A dinâmica dos mercados emergentes em vários setores e a crescente adoção das tecnologias digitais nas empresas estão intensificando o uso da interconexão e a troca de tráfego direto e privado entre os negócios pela América Latina. Um de seus impulsionadores é a centralização do setor de serviços financeiros em São Paulo, o que torna a cidade o maior polo financeiro da América Latina (Latam). Além disso, a convergência de sistemas de cabos submarinos, como o Monet e a Globenet, faz com que o Brasil seja um ponto-chave de crescimento para as telecomunicações e para os maiores provedores de cloud, como Microsoft Azure, AWS e Google.
De acordo com o segundo Global Interconnection Index (GXI), estudo realizado pela Equinix, a região da América Latina contribuirá com 9% da largura de banda da interconexão global instalada. Esta pode ser a menor participação da capacidade de largura de banda da interconexão com mais de 750 terabits por segundo (Tbps), mas prevê-se que a América Latina será a região de crescimento mais rápido do mundo para uma interconexão, com 59% da taxa composta de crescimento anual (CAGR) até 2021.
Nove das onze indústrias representadas no relatório do GXI estão crescendo a uma taxa CAGR maior do que 60%. A previsão é que três setores fortes da indústria consumirão a maior parte da capacidade da largura de banda da interconexão em 2021. São eles: Conteúdo e mídia digital, que representa 35% do total do consumo da largura de banda da interconexão da América Latina; Serviços de cloud e de TI, significando um foco preciso na adoção de cloud corporativa; e Bancos e seguros, o mais estabelecido de todos os setores da América Latina.
De acordo com o GXI, espera-se que a interconexão corporativa cresça a uma CAGR de 71%. No entanto, essa modalidade representará apenas 39% do tráfego de interconexão total da América Latina. A maior participação (71%) está sendo impulsionada pelos provedores de serviços de rede que trabalham para permitir maior interconexão do mercado norte-americano com outros locais.
Uma tendência macroeconômica que está impulsionando a interconexão é a urbanização. Isso está se desenrolando em grande estilo nas grandes áreas metropolitanas da América Latina, onde o GXI prevê que 90% de todo o tráfego de interconexão da região terá origem em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cidade do México. Esse percentual representa um crescimento mais rápido em largura de banda da interconexão do que o de qualquer região do mundo, com uma CAGR de 61% até 2021. A expectativa é que São Paulo e Rio de Janeiro cresçam sete vezes durante os próximos quatro anos.
Outro ponto importante de tendência é que a interconexão está impulsionando as implantações de negócios digitais em toda a América Latina. Um bom exemplo é a Ingresso Rápido, empresa que vende e distribui ingressos, atuando na gestão de bilheterias e na disseminação de eventos culturais, esportivos e de entretenimento em todo o Brasil. As vendas têm picos sazonais, fazendo com que as demandas por ingressos cresçam exponencialmente em um período muito curto e, portanto, a empresa não pode se dar ao luxo de ter problemas de latência e performance ruim durante esses horários de pico. Para aumentar sua capacidade de vendas e otimizar sua performance para os clientes, a empresa implementou um ambiente de cloud híbrida ao interconectar sua cloud privada ao Microsoft Azure por meio do Azure ExpressRoute e do Equinix Cloud Exchange Fabric™ na Plataforma Equinix.
A América Latina é uma região próspera com novas e promissoras possibilidades para os negócios da região e de todo o mundo. O crescimento da interconexão está intrinsecamente ligado às necessidades geradas por novas tecnologias e as mudanças que estamos vivendo na Era da transformação digital.

FONTE: INFORCHANNEL

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro