Equinix otimiza infraestrutura de TI da ENEVA

A empresa de geração de energia elétrica reduziu significativamente os custos ao concentrar sua área de tecnologia em um único data center

A Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, otimizou a infraestrutura de TI da ENEVA, uma das maiores geradoras privadas do País. A organização buscava um novo provedor de Tecnologia da Informação para otimizar seus ambientes e conquistar ainda mais segurança e autonomia. Em 2014, logo após o processo de concorrência, a ENEVA firmou parceria com a Equinix e tem, desde então, sua estrutura hospedada no data center IBX® da empresa na zona norte do Rio de Janeiro. O sucesso da operação foi tanto, que a ENEVA decidiu expandir ainda mais seu ambiente, que hoje é 5 vezes maior do que o inicial.

A estrutura da ENEVA era descentralizada e maior do que a necessidade da empresa, o que aumentava os custos da TI. Redesenhar o ambiente de modo otimizado e concentrar suas operações em um único data center os permitiu conquistar agilidade e reduzir significativamente os custos com infraestrutura. Hoje a companhia possui um ambiente centralizado em um site completamente seguro e com espaço para suportar seu crescimento.

O ambiente, projetado pela equipe de arquitetura de soluções da Equinix, combinou módulos de hosting e colocation para montar uma infraestrutura otimizada e sob medida que atendesse as necessidades do cliente. A empresa ainda conta um cross connection com a Tenti, integradora do software de gestão empresarial utilizado pela ENEVA. “A ligação direta via cabo dentro do site garante à ENEVA ainda mais segurança, rapidez e estabilidade no uso da solução, a uma latência de apenas 0,3 ms”, afirma Rodrigo Guerrero, Diretor de Vendas da Equinix no Brasil. “A neutralidade de nossos data centers também permite que a organização escolha qualquer provedor de serviços para, por exemplo, gerenciar seu ambiente. Essa característica oferece total liberdade e autonomia a nossos clientes”, completa.

FONTE: TN PETRÓLEO

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro