Equinix permite backup offsite com armazenamento em nuvem

A nova funcionalidade das soluções de backup possui gerenciamento fim-a-fim e conexão privada à cloud

O movimento de digitalização da economia faz com que as empresas aumentem significativamente o volume de dados produzidos e, ao mesmo tempo, seus sistemas de backup tornam-se cada vez mais complexos. Por entender a importância do espelhamento de informações para continuidade dos negócios e para estratégias de Disaster Recovery, a Equinix disponibiliza, agora, uma funcionalidade de cópia off-site em cloud. A plataforma global já oferece soluções de backup dedicado e como serviço e expande seu portfólio no Brasil com este novo recurso.

“Muitas companhias já fazem a proteção de suas informações off-site, ou seja, enviam dados críticos para fora do data center principal como parte do plano de DR”, afirma Nelson Mendonça, Diretor de Operações da Equinix no Brasil. “Mas, tradicionalmente, eles são transportados por meio de fitas magnéticas, que, por serem formas físicas manuseáveis, apresentam maior taxa de falha. Nossa solução em cloud elimina a complexidade logística de transporte de mídias físicas e aumenta a resiliência e segurança dos dados com menor probabilidade de falha”, acrescenta.

A Equinix é a única empresa que oferece esse tipo de solução utilizando armazenamento em nuvem com conectividade privada, de alta largura de banda e baixa latência, o que impacta positivamente na performance do backup e recuperação de dados. Além disso, o custo é mais baixo em relação à conexão com a internet, que pode virar um gargalo para movimentar grandes massas de informações.

Normalmente, ambientes complexos de backup exigem muito tempo dedicado ao gerenciamento. De acordo com Nelson Mendonça, com a solução da Equinix o cliente pode focar em seu core business sem a necessidade de alocar mão de obra especializada para este fim. “Cuidamos de toda a parte de gestão da infraestrutura. Além disso, o cliente escolhe onde seus dados serão armazenados. Diferentemente de outras soluções do mercado, ele sabe exatamente onde estão suas informações”, explica.

Uma das estratégias de DR é manter os dados em data centers diferentes. A Equinix tem, atualmente, quatro sites no Brasil – dois em São Paulo (Tamboré e Centro) e dois no Rio de Janeiro (Del Castilho e Botafogo). A empresa anunciou, ainda, a construção de um novo data center em Santana de Parnaíba, SP, que dobrará a capacidade da plataforma global no país. Uma empresa hospedada no IBX® SP2, em Tamboré, por exemplo, pode espelhar seu ambiente em um dos sites cariocas sem a necessidade de contratar interconexão e espaço de armazenamento no data center secundário.

A nova funcionalidade offsite, contratada por volume de dados e tempo de retenção, oferece gerenciamento fim-a-fim e opções de infraestrutura dedicada ou multi-tenant. Além disso, a Equinix oferece o Portal do Cliente, um dashboard com as principais informações sobre o ambiente e detalhes de cada equipamento, histórico das execuções de backup, entre outras facilidades.

FONTE: TI BAHIA

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro