Lance! se prepara para as Olimpíadas com a Equinix
A companhia fez uma avaliação completa de sua TI para
garantir total disponibilidade durante os Jogos e melhorou a velocidade de
carregamento do site em 36%
O Lance!, portal de conteúdo esportivo multimídia, tem se preparado para os
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com o apoio da Equinix, companhia global de
interconexão e data center. A fim de garantir total disponibilidade de sua plataforma
durante o evento, a empresa contratou o Performance
Assessment, serviço de consultoria da Equinix que conta com uma avaliação
completa do ambiente de TI, seguida por um plano de melhorias e adaptações. O
processo ampliou a velocidade de navegação e a capacidade de usuários
simultâneos ao portal.
“Temos uma
expectativa de aumento de 40% nos acessos ao website durante as Olimpíadas, por
isso é essencial garantir uma experiência de qualidade aos fãs de esporte,
especialmente neste período”, explica Fernando Lenine, Coordenador em TI Web do
Lance!. “Com o apoio da Equinix, melhoramos consideravelmente a capacidade e rapidez
no carregamento e navegação do portal. Uma das áreas do website, por exemplo,
aumentou em 32 vezes a capacidade de acessos simultâneos”.
Em novembro de 2015,
a companhia migrou seu ambiente do data center da Equinix em Botafogo para o
site em Del Castilho, ambos no Rio de Janeiro. Nesse período a empresa fez uma primeira
otimização e investiu na virtualização de seus equipamentos. Com a iniciativa,
o Lance! melhorou em 40% sua infraestrutura de TI. Mesmo assim, o ambiente todo
ainda passou pelo Performance Assessment, com etapas de análise e ajustes de
sua TI, a fim de estar com tudo perfeito para os Jogos. O tempo de carregamento
das páginas, por exemplo, que antes girava em torno de 630 milissegundos,
passou para 230 milissegundos, uma redução de cerca de 36%.
“O Performance
Assessment é dividido em cinco fases. As iniciais são a análise minuciosa do
ambiente, o primeiro stress test – uma simulação de uso real e extremo do
sistema – e a apresentação das recomendações de melhoria”, explica Rodrigo
Guerrero, diretor de Vendas da Equinix no Brasil. “Seguimos, então, para as
últimas etapas: junto com o Lance! colocamos as sugestões em prática e, por
fim, fizemos um segundo stress test, tudo para assegurar que o ambiente esteja
preparado para o aumento de visitantes em agosto”.
Outros projetos
FONTE: COMPUTERWORLD