Equinix lança serviço de consultoria de TI
Com o Performance Assessment, a Equinix avalia o ambiente
das empresas a fim de otimizar o dimensionamento de TI e melhorar o desempenho
de aplicações
A Equinix, companhia global de interconexão
e data center, começa a oferecer consultoria de TI para companhias que precisam
melhorar o desempenho de seu ambiente sem reinvestir em infraestrutura.
Batizado de Performance Assessment, o serviço está disponível apenas no Brasil
e conta com uma avaliação completa do ambiente de TI das companhias, seguida
por um plano de melhorias e adaptações desenvolvido pelo time da Equinix.
Um dos focos do
serviço são os e-commerces, que possuem eventos sazonais importantes e precisam
suportar aumentos repentinos de demanda, garantindo a qualidade de experiência
do consumidor. A consultoria também se aplica, por exemplo, a grandes fusões em
que sistemas antigos deverão suportar maior número de usuários em pouco tempo.
“Qualquer companhia com necessidade de aumentar a eficiência de seu ambiente e
validar se o seu dimensionamento atenderá a demanda esperada – esteja ele
in-house, em um de nossos data centers ou mesmo em outro player – pode contar
conosco para avalia-lo e definir um plano de ação sob medida”, declara Nelson
Mendonça, diretor de Operações da Equinix no Brasil.
O serviço é dividido
em três etapas principais, desenvolvidas e acompanhadas pelo time de Gerência
de Hosting da Equinix em parceria com o cliente. A primeira é uma análise minuciosa
do ambiente. Após essa avaliação, é feito um stress test – uma simulação de uso real e extremo do sistema – para
mapear a experiência do usuário fim a fim e entender quais pontos de acesso
geram lentidão ou dificuldades. A terceira etapa é, enfim, a apresentação das
recomendações de melhoria seguindo as melhores práticas de mercado. A partir
desse plano de ação, as organizações passam a conhecer a dimensão exata que a
TI deve ter para atender suas necessidades e demandas.
Neste momento, cabe
ao cliente colocar as sugestões em prática. Com as mudanças feitas, há, ainda,
um segundo stress test, para certificação
do desempenho, e monitoramento do ambiente em sazonalidades – como é o caso da
Black Friday para um e-commerce, por exemplo. “Queremos usar nossos 10 anos de
expertise em gerenciamento de ambientes de missão crítica para garantir a
nossos parceiros e seus usuários a melhor experiência possível, sem nenhuma
perda por dificuldades no sistema”, completa Nelson.
FONTE: VOIT