Equinix apoia Facebook na primeira solução de rede ótica inteiramente baseada em open source

Os primeiros testes ocorreram em dois data centers da Equinix localizados no Vale do Silício

A Equinix, companhia global de interconexão e data center, tem apoiado o Facebook e o Telecom Infra Project (TIP) a implementar e testar switches óticos projetados pelo Facebook, conhecidos como Voyager, dentro de dois de seus data centers, como parte do projeto “Open Optical Packet Transport”.

O Voyager é o primeiro passo na jornada do Facebook e da Equinix no desenvolvimento da próxima geração de ecossistemas de rede para hardware e software.  Ele faz parte de um acordo entre provedores de cloud e redes, que pretendem desenvolver juntos o futuro da interconexão.

"Este mundo emergente de redes ópticas desagregadas precisará de um ponto de agregação física onde todo hardware e software possa se encontrar. Com a história da Equinix em neutralidade de rede e nuvem, faz todo o sentido que nossos data centers sejam o local onde provedores de nuvem e rede, e fornecedores de hardware e software possam se reunir para implementar a próxima geração de redes”, conta Ihab Tarazi, CTO da Equinix. “Estamos entusiasmados com os resultados iniciais dos nossos testes e ansiosos pela colaboração e inovação futuras provenientes desta iniciativa."

Anunciado em fevereiro de 2016 no Mobile World Congress, o Telecom Infra Project (TIP) é uma maneira de os principais fornecedores desenvolverem novas tecnologias e repensarem abordagens de implantação da arquitetura de rede para suportar 5G, Internet das Coisas e realidade virtual. Ao trabalhar como parte do TIP, a Equinix ajuda a definir os modelos operacionais e de suporte para a nova infraestrutura de rede virtual e open source. A companhia trabalhará ativamente com fornecedores de rede de hardware e software para criar o ecossistema para este novo modelo.

"O grupo envolvido neste projeto de rede ótica está desenvolvendo tecnologias em uma abordagem de comunidade aberta, com o objetivo de obter conectividade global melhor e mais ampla”, explica Hans-Juergen Schmidtke, Diretor de Engenharia do Facebook. “Com a liderança e o apoio da Equinix, o ecossistema do Voyager servirá como uma primeiríssima experiência em produtos de rede open source, a fim de exemplificar essa nova maneira de colaboração e inovação aberta, que tem contribuído para a comunidade do TIP."


Os testes iniciais do Voyager, switcher de rede ótica aberta, ocorreu nos data centers SV3 e SV8 da Equinix, no Vale do Silício. O Voyager é uma combinação de tecnologias de transporte de computação, switcher, roteador e DWDM. Os resultados preliminares mostraram perda de pacote zero e uma economia geral significativa devido a este modelo de hardware e software open source.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro