Gafisa conquista mais segurança de TI com a Equinix

Ao terceirizar sua infraestrutura de tecnologia, a companhia também garantiu mais disponibilidade em seus sistemas

A Gafisa, uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, conquistou mais segurança em sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) ao terceirizar seus serviços de data center com a Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão. A empresa também garantiu mais disponibilidade em seus serviços e sistemas.

“Hospedar nossa infraestrutura na Equinix foi uma decisão totalmente acertada, uma vez que eliminamos nossos incidentes de indisponibilidade sem aumentos nos custos”, afirma Jane Ricci Noronha, diretora de TI da Gafisa. “Antes ficávamos vulneráveis a manutenções prediais e insuficiência do ar-condicionado, por exemplo. Além disso, nosso controle de acesso era frágil. Hoje temos a certeza de que nosso ambiente está totalmente seguro quanto a perda de nível de serviço”, comemora.  

Após meses de planejamento, a migração ocorreu durante o Carnaval de 2014. Prevista para durar até quatro dias, a operação foi concluída em 70% do tempo previsto, com a parceria entre as equipes da Gafisa e Equinix. “Pensamos em tudo – desde o back up de nossos arquivos, nas contingências de servidores, na ordem de envio dos equipamentos, até os plugues das tomadas – que foram adaptados ao novo padrão. Tínhamos total confiança no time e, juntos, conseguimos migrar para o data center sem dificuldades”, declara Silvano Lago, gerente de Infraestrutura e Telecom da Gafisa.

O ambiente de colocation do cliente está hospedado no data center IBX® da Equinix em Tamboré, SP. Além disso, a companhia conta com um Gerente de Nível de Serviço. Este profissional tem a responsabilidade de entender as demandas do negócio da Gafisa, conduzindo atividades de planejamento, gestão proativa de incidentes e mudanças. “A companhia realiza reuniões mensais de avaliação com todos os seus prestadores de serviços de tecnologia, e a Equinix está sempre bem posicionada. Nossa média dos últimos 6 meses, na classificação da Gafisa, é 4,95 de um total de 5 pontos”, diz Rodrigo Guerrero, diretor de vendas da Equinix no Brasil.  “Queremos continuar crescendo e apoiando a Gafisa em todos os desafios que dizem respeito à área de Tecnologia”, completa.


Após um ano e meio de operação, a Gafisa já tem planos de expandir sua parceria com a Equinix. O objetivo da companhia é transformar toda sua infraestrutura em um sistema convergente. Esse modelo consolida servidores, storage e rede em uma única oferta, na qual o gerenciamento é mais simples, por ser padronizado.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro