Equinix ajuda e-commerce a evitar imprevistos durante a Black Friday

Com análise prévia do ambiente do cliente para identificar possíveis gargalos, a companhia oferece suporte para que não haja imprevistos em datas de grande tráfego de compras

A Black Friday é, sem dúvida, uma data importante para o comércio eletrônico. O enorme volume de transações online tem efeito significativo sobre a forma como os varejistas operam. Para atender os clientes e dar suporte para que não tenham imprevistos em datas importantes como esta, a Equinix, empresa global de interconexão e de data center, realiza previamente uma análise profunda do ambiente do cliente para identificar possíveis gargalos.
 
Estas ações prévias simulam testes de carga para prever como o ambiente se comporta, realizando ações “reais” de um usuário, como por exemplo busca e seleção de produtos para o carrinho até o fechamento do pagamento. Ou seja, todos os passos do começo ao fim da compra.
 
Com possíveis gargalos identificados, a Equinix define um plano de ações com propostas de melhorias. “Na maioria dos clientes, conseguimos ganhar escala apenas com a otimização das configurações, sem necessidade de novos investimentos na infraestrutura. Algumas empresas de e-commerce, entretanto, precisam de um upgrade no parque tecnológico. Com esta análise podemos chegar a possíveis discrepâncias e tomar todas as providências para que não haja intercorrência durante os picos de acesso”, diz Diego Julidori, Senior Manager, Product Management da Equinix no Brasil.
 
Todas as datas que podem gerar impacto para o comércio eletrônico ou outros mercados são monitoradas com antecedência de acordo com o perfil de cada cliente. Para o e-commerce, a Equinix monitora comemorações como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outras. Este monitoramento garante que tudo esteja funcionando com excelência e que ações necessárias sejam feitas previamente garantindo eficiência durantes as horas de pico. Nestes eventos, por exemplo, são reclassificados como prioridade absoluta qualquer caso de falha que cause interrupção, fazendo com que o tempo de ajuste;,caso ocorra, seja reduzido ao mínimo possível.
 
Black Friday e a Cloud
 
Neste contexto de pico de demanda, a nuvem é essencial pois permite o aumento de recursos de forma dinâmica sem a necessidade de grandes investimentos no decorrer do ano, já que não é preciso manter um parque tão robusto fora destes períodos. “A maioria dos nossos clientes já trabalha com modelo hibrido, em que uma parte da arquitetura está na infraestrutura tradicional (física), e outra parte está em cloud, podendo assim expandir seus recursos sazonalmente, de forma ágil e sob demanda”, conta Julidori.
 
Tradicionalmente, para clientes híbridos, a conexão entre os ambientes físicos e a cloud se dá por meio do uso da internet pública (com performance, segurança e confiabilidade inferiores). Ao optar pela alocação em um data center, passa a contar com um robusto ecossistema, que permite que os clientes consigam se conectar de forma direta e privada com seus parceiros, clientes e provedores de TI e de cloud. Nesse sentido, a Equinix oferece aos seus clientes um ambiente forte, contando com os principais provedores de cloud como IBM (IBM Bluemix), Microsoft (Azure) e AWS, além de outros players locais.


RELACIONADAS: SEGS

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro