6 indústrias estão liderando a adoção de interconexão

Como as empresas estão usando a Interconexão para crescer como negócios digitais? Essa é apenas uma das muitas coisas para as quais o estudo de mercado “Global Interconnection Index” foi criado para descobrir. Ele é uma ferramenta viva que fornece às empresas digitais uma metodologia para medir e prever seus requisitos de capacidade e de velocidade de interconexão ao longo do tempo. A velocidade de interconexão, por sua vez, é definida como a capacidade total provisionada para troca de tráfego em modo privado e direto com um conjunto diverso de contrapartes e provedores em pontos de troca de TI distribuídos geograficamente.
 
O estudo também fornece uma projeção de como diferentes segmentos da indústria e casos de uso nas empresas poderiam implementar a interconexão, a fim de ajudar as companhias e provedores de serviços a criarem estratégias personalizadas e assim aproveitar melhor a interconexão, para crescer e ter sucesso como negócios digitais.
 
De acordo com o Global Interconnection Index, as seis principais indústrias que, até 2020, apresentam projeções de terem as maiores capacidades de interconexão são:
 
Bancos e seguradoras – As empresas nesse setor estão em ascensão rumo à digitalização. Elas estão usando ativamente a interconexão para crescer, de modo que podem servir melhor a todos os agentes e clientes que precisam interagir em tempo real dentro desse crescente segmento, juntamente com o setor de pagamentos digitais móveis.
Caso de uso: Uma empresa global de pagamento digital alavancou maior interconexão com múltiplos serviços de cloud e parceiros de negócios (tais como bancos, empresas de cartão de crédito) para aumentar seus recursos de proteção contra fraude em tempo real por meio de trocas mais rápidas entre dados e análises.
 
Telecomunicações – As operadoras de comunicações têm sido os provedores de legado de conectividade e, como tal, precisam criar novos tipos de serviços de interconexão para combater a comoditização e expandir esses serviços e assim permanecerem relevantes em um mercado mais competitivo. Entre os provedores de serviços, o Global Interconnection Index prevê que a interconexão a provedores de rede poderia constituir a maior percentagem (uma taxa composta de crescimento anual de 70%) de seu volume de capacidade total de interconexão até 2020.
Caso de uso: A Telnyx, um provedor de serviços de rede mundial, expandiu seu alcance global para seu novo serviço VoIP baseado em cloud, por meio do estabelecimento de vários pontos de presença em diferentes regiões. A proximidade de seus clientes globais e a menor latência reduziram suas taxas de instabilidade em 62%, melhorando significativamente a experiência de chamada dos clientes.
 
Serviços de Cloud e de TI – Esses provedores de serviços são os que mais têm a ganhar por meio da expansão do acesso global para seus serviços digitais, usando uma variedade de opções de interconexão entre redes, parceiros de negócios e clientes. Até 2020, o Global Interconnection Index estima que as empresas interconectadas a provedores de cloud podem ser o caso de uso de mais rápido crescimento de velocidade de interconexão por volume, com taxa composta de crescimento anual projetada de 160%.
Caso de uso: A ServedBy the Net, um provedor de Infraestrutura como Serviço (IaaS - Infrastructure-as-a-Services), sediada em Seattle, queria aumentar sua presença global e o acesso dos clientes a seus serviços de IaaS. Ela expandiu suas interconexões virtualizadas entre várias redes, clouds e usuários, aumentando sua capacidade de interconexão em 100 vezes, proporcionando a seus clientes corporativos em todo o mundo rotas otimizadas e de alta velocidade para seus serviços de cloud.
 
Manufatura – Novos segmentos neste mercado tradicional, como a Internet Industrial e a Internet das Coisas (IoT), estão conduzindo a necessidade de maior interconexão que permite aos fabricantes e a seus clientes obterem mais eficiência, expandindo as capacidades digitais de suas infraestruturas de TI e reduzindo custos.
Caso de uso: A fabricante de automóveis internacional Ford Motor Company otimizou sua rede global para se interconectar com parceiros de negócios digitais e tecnologias de cloud.
 
Títulos financeiros – Controladas dentro de um ambiente regulatório e avaliadas pela velocidade com a qual conseguem lidar com um crescente número de transações, as empresas de serviços financeiros estão aproveitando a interconexão para expandir suas plataformas digitais, para realizar mais transações mais rápido, ao mesmo tempo que mantêm seus negócios em conformidade com as rigorosas regulamentações vigentes.
Caso de uso: A Mexican Stock Exchange (Bolsa Mexicana de Valores) queria expandir o acesso a seus dados de mercado globais para seus clientes dos Estados Unidos. Ela colocou um ponto de presença de interconexão bem no coração do distrito financeiro americano, na cidade de Nova York, para se interconectar diretamente com o ecossistema existente dos players desse mercado. Isso permitiu à empresa reduzir sua latência de entrega de dados em 75% e acelerou a alimentação de dados multicast para seus clientes.
 
Conteúdo e Mídia Digital – De acordo com o relatório Cisco Visual Networking Index, estima-se que o tráfego de vídeo IP global corresponderá a 82% de todo o tráfego IP até 2021. A interconexão de alta largura de banda e baixa latência para esse volume de conteúdo de mídia é uma prioridade para os produtores e distribuidores de mídia em todo o mundo. 
Caso de uso: Ao colocar polos de interconexão nas principais áreas metropolitanas nos Estados Unidos e na Europa, a  Discovery Communications reduziu de semanas para horas o tempo necessário para distribuição de seu conteúdo de mídia.
 
Esses são apenas alguns exemplos de como os negócios digitais estão expandindo sua velocidade de interconexão para estender sua presença global em novos mercados. A interconexão pode fornecer o poder transformador para qualquer negócio, em qualquer setor, para competir melhor em uma economia digital global.
 
Não há dúvida que a interconexão está permitindo às empresas expandirem suas plataformas digitais, de maneira que possam competir melhor na crescente economia digital global. É por isso que o Global Interconnection Index é tão valioso. Ele ajuda as empresas e os provedores de serviços a verem como a interconexão transformadora pode capacitá-los para evoluir como negócios digitais, e quais setores espera-se que liderem o caminho.
 
*Eduardo Carvalho é presidente da Equinix no Brasil.

FONTE: SEGS
RELACIONADAS: DATACENTER DYNAMICS

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro