Equinix aponta cuidados que varejistas devem ter para receber grande fluxo de compras sem complicações

Com análise prévia do ambiente do cliente para identificar possíveis gargalos, a companhia oferece suporte para que não haja imprevistos em épocas de grande tráfego de compras

Às vésperas do Natal, além de se preocupar com os estoques cheios, funcionários treinados e muita disposição, os varejistas precisam que suas lojas tenham uma infraestrutura de TI que dê o suporte necessário para seus sistemas – tanto na loja física quanto na virtual – estejam 100% em operação, para garantir uma experiência positiva aos clientes.
 
Para atender os clientes e dar suporte para que não tenham imprevistos em datas importantes como esta, a Equinix, empresa global de interconexão e de data center, realiza previamente uma análise profunda do ambiente do cliente para identificar possíveis gargalos.
 
Estas ações prévias simulam testes de carga para prever como o ambiente se comporta, realizando ações “reais” de um usuário, como por exemplo busca e seleção de produtos para o carrinho até o fechamento do pagamento. Ou seja, todos os passos do começo ao fim da compra.
 
Ao identificar possíveis gargalos, a Equinix define um plano de ações com propostas de melhorias. “Na maioria dos clientes, conseguimos ganhar escala apenas com a otimização das configurações, sem necessidade de novos investimentos na infraestrutura. Algumas empresas de e-commerce, entretanto, precisam de um upgrade no parque tecnológico. Com essa análise podemos chegar a possíveis discrepâncias e tomar todas as providências para que não haja intercorrência durante os picos de acesso”, diz Diego Julidori, Senior Manager, Product Management da Equinix no Brasil.
 
Todas as datas que podem gerar impacto para o comércio eletrônico ou outros mercados são monitoradas com antecedência de acordo com o perfil de cada cliente. Para o e-commerce, a Equinix monitora comemorações como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outras. Este monitoramento garante que tudo esteja funcionando com excelência e que ações necessárias sejam feitas previamente garantindo eficiência durantes as horas de pico.
 
A importância da Cloud
 
Neste contexto de pico de demanda, a nuvem é essencial pois permite o aumento de recursos de forma dinâmica sem a necessidade de grandes investimentos no decorrer do ano, já que não é preciso manter um parque tão robusto fora destes períodos. “A maioria dos nossos clientes já trabalha com modelo hibrido, em que uma parte da arquitetura está na infraestrutura tradicional (física), e outra parte está em cloud, podendo assim expandir seus recursos sazonalmente, de forma ágil e sob demanda”, conta Julidori.
 
Tradicionalmente, para clientes híbridos, a conexão entre os ambientes físicos e a cloud se dá por meio do uso da internet pública (com performance, segurança e confiabilidade inferiores). Ao optar pela alocação em um data center, passa a contar com um robusto ecossistema, que permite que os clientes consigam se conectar de forma direta e privada com seus parceiros, clientes e provedores de TI e de cloud. Nesse sentido, a Equinix oferece aos seus clientes um ambiente forte, contando com os principais provedores de cloud como IBM (IBM Cloud), Microsoft (Azure) e AWS, além de outros players locais.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro