Ciena aproveita alta do mercado de cabos submarinos no Brasil

Patrícia Vello, presidente da Ciena no Brasil
Soluções GeoMesh e Blue Planet darão suporte ao cabo submarino Monet

A expectativa é que até o término de 2019 o Brasil tenha 16 cabos submarinos em operação. Atualmente, oito cabos ligam o país ao mundo, outros oito cabos estão em construção. Atenta as oportunidades, a Ciena Corporation vem tirando proveito do aquecimento deste mercado.
 
“A Ciena participa de diversas oportunidades de atualização de cabos submarinos pelo mundo. Fomos convidados, passamos por um processo bastante competitivo de revisão e seleção. Por fim, fomos escolhidos”, conta Patrícia Vello, presidente da Ciena no Brasil.



Responsável pelo gerenciamento e conectividade do cabo submarino Monet, que conectará Boca Raton (EUA), Fortaleza e São Paulo, a Ciena está no Brasil há mais de 15 anos, estrategicamente focada no país como um mercado de alto crescimento. 
 
O cabo Monet é um projeto liderado pela Angola Cables, uma das operadoras do cabo submarino. Trata-se de um sistema aberto, em que cada membro do consórcio (Antel, Google e Algar Telecom) pode selecionar os terminais de linha submarina para seus pares de fibra óptica, oferecendo aos clientes maior flexibilidade e escolha de tecnologia. A expectativa é de que o sistema esteja operando até dezembro deste ano. 
 
Projeto
 
Para gerenciar o cabo, a Angola Cables escolheu implantar a solução GeoMesh da Ciena, com base na plataforma de pacotes ópticos 6500, equipada com o chipset óptico coerente WaveLogic. Com essa solução, é possível atingir os comprimentos de onda em capacidades superiores a 200G entre os pontos de presença da Angola Cables e sem necessidade de regeneração. Além disso, a capacidade de compartilhamento do espectro GeoMesh da Ciena permite gerenciar o tráfego de rede sem possíveis interrupções de outros usuários no sistema de cabo aberto.
 
Com o software Blue Planet Manage, Control and Plan da Ciena e o portal SLA baseado em nuvem, a Angola Cables pode gerenciar e manter a largura de banda, além de oferecer uma visão em tempo real dos comportamentos da rede que afetem os acordos de  nível de serviço. A Angola Cables também vai utilizar os profissionais da Ciena para treinamento e supervisão do Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês).
 
A rota de 10,556 km fornecerá mais de 25 Tb/s de tráfego na rede da Angola Cables entre os Estados Unidos e o principal centro de negócios da América Latina, São Paulo. 
 
“Os clientes wholesale da Angola Cables podem utilizar essa conectividade adicional para suportar as demandas de banda larga gerenciadas por aplicativos sob demanda, como o vídeo ‘Over The Top’ e a Computação na Nuvem”, destaca a presidente da Ciena no Brasil.
 
Projetos pelo Brasil
 
Além do Cabo Monet, a Ciena está envolvida em outros projetos pelo Brasil. Alguns dos clientes públicos da empresa são: Equinix, que está usando a plataforma Waveserver para interconectar seus data centers. Telefónica Vivo, que implantou a solução 100G; Telxius, que implementou a tecnologia de transporte óptico coerente 100G em sua rede submarina e terrestre SAM-1, ligando os Estados Unidos à América Latina. A Ciena foi escolhida também pela TCR Telecom para o projeto de telecomunicações do “Porto Maravilha” na histórica região portuária do Rio de Janeiro.
 
A empresa não divulga o quanto redes submarinas especificamente representa para seus negócios, mas enfatiza que 2016 foi um ano excepcional nessa área, com crescimento de vendas acima de 9%.


Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro