F5 e Equinix selam acordo para reforçar a segurança e a visibilidade da nuvem pública

A F5 Networks anuncia aliança com a Equinix e a oferta criada pela soma das forças das duas empresas, o Cloud Gateway. “CIOs e CISO brasileiros estão, nesse exato momento, estudando como levar suas aplicações missão crítica – inclusive legadas – para o ambiente de nuvem pública”, explica Michel Araújo, gerente de contas da F5 Brasil. “Grandes corporações são atraídas pelos ganhos propiciados pela nuvem pública mas hesitam em dar esse passo; precisam equacionar como fazer esse movimento e como garantir a segurança”. Para o Gartner, a tendência das grandes empresas levarem aplicações para a nuvem pública é expressiva: dentro do grupo das 2000 maiores empresas globais, a adoção deste modelo de nuvem deve chegar à marca de 30% até 2019. A oferta Cloud Gateway, uma solução baseada na plataforma Big-IP, da F5, instalada em Colocation nos Data Centers da Equinix, facilita esse avanço. “Trata-se de uma nuvem pública com a gestão e o controle de uma nuvem privada”, diz Araújo.

Para Araújo, o Cloud Gateway é uma oferta de nuvem que acelera o avanço das empresas em direção à transformação digital; isso é feito com visibilidade, performance e segurança. O Cloud Gateway fica a meio caminho entre a nuvem privada e a nuvem pública; a solução permite a gestão simplificada do mundo multi cloud e garante a segurança da aplicação por meio de diversas tecnologias F5 para essa área: controle de acesso (gerenciamento de identidade), Firewall de Aplicação Web, defesa contra-ataques DDoS e, finalmente, visualização de tráfego SSL.

Para Wellington Lordelo, coordenador de Marketing Vertical da Equinix Brasil, a parceria com a F5 traz para o mercado local diversos benefícios de controle e gestão de conectividade multi cloud – quando a corporação contrata simultaneamente serviços de nuvem AWS, Azure (Microsoft), Google, Oracle, etc. “Com a oferta Cloud Gateway, o gestor de TI passa a se focar em uma única conexão: a Equinix. Somos a casa das Clouds conectadas, o lugar privilegiado onde todas essas grandes nuvens hospedam suas infraestruturas; o resultado é a redução da latência e sólidos ganhos de performance e de segurança”.

A inteligência F5 somada aos serviços de infraestrutura Equinix facilita a adoção da nuvem pública de modo não disruptivo. “Isso vale, inclusive, para corporações que estão decididas a migrar grandes aplicações legadas para esse novo modelo”, ressalta Michel Araújo. Uma das razões para essa conquista é que a oferta Cloud Gateway já testou e implementou todos os conectores necessários para realizar a migração de um ambiente legado para o ambiente Web/cloud. Na visão de Araújo, conforme o grau de complexidade e o volume de dados da aplicação missão crítica que avança para a nuvem pública, é recomendável adicionar, à oferta F5/Equinix, serviços gerenciados. “A visibilidade que os serviços gerenciados agregam ao universo de TI suaviza ainda mais esse processo”.

Para Araújo, os mercados brasileiros que sairão na frente na adoção da oferta de Cloud Gateway são os segmentos de e-commerce, bancos, seguradoras e as grandes operadoras de Telecomunicações. A oferta Cloud Gateway já está disponível no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro