HostDime instala Data Center Tier III em João Pessoa

Renan Hannouche, diretor 
de soluções digitais da HostDime
“O mercado de data center nordestino é enorme, repleto de grandes grupos empresariais, com polos tecnológicos muito fortes, como Porto Digital (Recife-PE), CITTA (Campina Grande-PB) e o Poligonal do Parque Tecnológico e Criativo de Fortaleza”, declara Renan Hannouche, diretor de soluções digitais da HostDime, empresa que acaba de inaugurar seu primeiro data center no Nordeste do Brasil. 
 

Construído para suprir uma carência local de infraestrutura de hospedagem com baixa latência, o novo data center é um dos destaques do mercado nordestino neste ano. Instalado em João Pessoa (PB), a estrutura do data center recebeu investimento de R$ 50 milhões e já conta com uma taxa de ocupação que beira os 40%.
 
“Estamos impressionados com o volume de solicitações, que inclusive antecederam o lançamento do data center”, comemora o executivo, que define quatro tipos de movimentações no mercado nordestino:
 
- Empresas que já possuem em sua maioria soluções de Nuvem Pública, como hospedagem e suítes de colaboração, mas que mesmo assim possuíam infraestruturas on premise, que enxergam na chegada de um data center vizinho a possibilidade de contratarem soluções de Nuvem Privada ou Híbrida.
 
- Empresas buscando fazer replicação dos seus ambientes on premise, a fim de aumentar a segurança e a disponibilidade. Neste caso, as soluções mais procuradas são Disaster Recovery e Backup.
 
- Empresas que costumam vender equipamentos para montagem de data center on premise, mas agora solicitam à HostDime a solução de Colocation, a fim de ofertar para seus clientes um ambiente com alta disponibilidade e segurança, garantidos pela certificação Tier III.
 
- Fornecedores nacionais e globais de nuvem que possuem interesse em multiplicar suas ofertas geograficamente, a fim de estar mais perto de seus clientes. “Neste caso, já recebemos visitas de alguns dos 'Big Players' deste mercado, cujo o andamento das negociações já está em vias de conclusão”, revela.
 
João Pessoa - PB
 
A estratégia de instalar o data center na capital da Paraíba se deve ao fato da grande concentração de data centers no Sudeste, o que, para muitas empresas do Nordeste implica em latências altas, inviabilizando a contratação.
 
“Entendemos que o mercado de Outsourcing de infraestrutura precisa de ofertas regionalizadas, visto que a grande maioria das aplicações empresariais foi desenhada para ambientes on premise, ou seja, ambientes internos cuja latência requerida deve ser muito pequena”, observa o executivo, ressaltando que a Paraíba é o estado que corta o Nordeste no meio, tendo quatro estados acima e quatro estados abaixo. Desta maneira, posicionando estrategicamente a HostDime, que agora passa a oferecer soluções com baixíssimas latências para todo o Nordeste, possibilitando a migração de todo e qualquer tipo de aplicação para os clientes da região. 
 
Sustentabilidade
 
O projeto de construção do novo data center, levou em conta critérios ambientais; toda iluminação do data center é em LED. A HostDime investiu em um sistema de climatização e obteve um PUE  inferior a 1,5 cuja a perda de água é mínima (1 L/mês no máximo). O consumo de energia é minimizado dada a inteligência do equipamento, que conta com pre-cooling e também com velocidades 100% variáveis dos ventiladores. Na parte estrutural, as paredes contam com sete camadas que minimizam a troca de calor com o meio externo, garantindo maior eficiência energética. Nos andares de data center, foram criados corredores frios e quentes para maior eficiência; nos pisos as paletas do ar-condicionado inclinadas distribuem o ar gelado nos racks que também possuem suas paredes inclinadas.
A nova instalação está em processo de homologação com as seguintes certificações: Tier III, ISO9001:2008, ISO27001 e SOC1-Type II.
 
Características Técnicas
 
O data center da HostDime possui 1500 m², sendo 500 m² de salas técnicas.
Área do piso de TI equivalente a 250 m² na Fase-1, expansível para mais 250 m² na fase 2. Disponibilidade de implantação de racks, cages e espaço para antena na cobertura. Soluções turn-key, estacionamento privado com controle de acesso, capacidade máxima de carga do piso: 5912 Kg/m², capacidade total da instalação de 1500 KVA com uma alimentação primária de 13800 volts, capaz de realizar manutenções paralelas sem gerar interrupções e tolerante a falhas. Sistema de distribuição elétrica dual A & B do serviço principal para o servidor no rack; total de dois UPS’s de 3x275 KVA, que alimentam as distribuições A & B, respectivamente, à carga crítica conectada; 4 x 650KW em alta disponibilidade (N + 1): sistema de gerador paralelo com 30.000 litros de reserva total de combustível diesel que suportam 10 dias consecutivos de carga total do data center sem necessitar de diesel adicional; alimentações redundantes e escaláveis até 10KW por rack.


Disponibilização de acesso via Plataforma Inteligente de Gerenciamento de Interfaces, Dispositivo de Transferência Automática e Unidade de Distribuição de Energia para clientes; respectivos a solução contratada pelo cliente.
 
“Nosso DCIM HD-World, pendente de patente, fornece monitoramento e geração de relatórios em tempo real dos sistemas de fornecimento de energia, sistemas de resfriamento e condições ambientais do piso de dados para maximizar a otimização, o tempo de atividade e a eficiência operacional”, conta.
 
A HostDime opera mais dois data centers instalados no Brasil, ambos ficam em São Paulo (Equinix em Tamboré e Level-3 em Cotia). Para garantir um nível elevado de SLA, a HostDime dispõe de escritório em São Paulo e um centro de operação de rede.
 
História
 
A história da HostDime no Brasil começou a ser escrita há mais de uma década, com um trabalho home-office. Filipe Mendes, hoje CEO da empresa, era revendedor de hospedagem de sites da HostDime USA no Brasil e foi vendo a clientela aumentar, até o momento que entendeu que era hora de ir para os Estados Unidos, bater na porta da HostDime USA e propor uma parceria. Ele saiu de lá com o presidente da empresa norte-americana, Manny Vivar, a caminho do Brasil, onde os números foram estudados e a decisão foi de abrir a primeira HostDime fora dos Estados Unidos. Assim, em 2006 foi inaugurada a HostDime Brasil, nascida da sociedade entre Filipe Mendes e Manny Vivar. Nos últimos 10 anos, dezenas de milhares de clientes têm confiado à empresa todo tipo de operação; milhões de domínios se encontram hospedados nos três data centers que a empresa opera no Brasil, dois deles em São Paulo e agora a unidade de João Pessoa – PB. 


Postagens mais visitadas deste blog

Parceria entre Equinix e Amazon Web Services chega ao Rio de Janeiro

Qual é o impacto das catástrofes naturais nos negócios de TI?

Equinix recebe certificação internacional para data center no Rio de Janeiro